Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe solução quando o benefício do INSS é negado?

No primeiro trimestre deste ano, o INSS negou pelo menos 1,14 milhão de pedidos de benefícios em todo o Brasil

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ao solicitar a análise de um requerimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os segurados aguardam em média 115 dias para obter o resultado, que pode ser indeferido. Dessa forma, no primeiro trimestre deste ano, o INSS negou pelo menos 1,14 milhão de pedidos de benefícios em todo o Brasil, quase a metade do total, de acordo com o 27º Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) divulgado em maio. 

O boletim também aponta que entre 2012 e 2018, em média 3,24 milhões de benefícios ao ano eram negados pelo INSS em todo o país. Contudo, desde 2019, os pedidos indeferidos passaram a 4,4 milhões ao ano, em média. 

O que fazer em caso de indeferimento? 

De acordo com especialistas em Direito Previdenciário há três opções a seguir: 

  • Recorrer no próprio INSS;
  • Entrar com ação judicial; ou
  • Encaminhar novo pedido administrativo.

Entre os pedidos negados pelo INSS estão auxílio-doença, aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Tive o benefício do INSS negado: o que fazer?

Primeiramente, o segurado deve saber qual foi o motivo da negativa. Isso pode ser verificado na carta de comunicação de decisão do INSS. Ademais, é recomendado também analisar o processo administrativo, que pode ser acessado diretamente pelo portal Meu INSS.

Dessa forma, é possível entrar com um recurso administrativo direto no próprio INSS. Após receber a comunicação do indeferimento, o prazo para dar entrada com o pedido é de até 30 dias. O agendamento do recurso pode ser efetuado através do telefone 135 ou no site Meu INSS.

Ao entrar com o recurso, o segurado deve anexar um documento com as razões pelas quais não concorda com o indeferimento, além anexar os documentos que comprovem seus argumentos. 

De acordo com o INSS, os documentos necessários para entrar com o recurso são:

  • Documentos pessoais;
  • Lista dos motivos pelos quais o cidadão não concorda com a decisão do INSS, de acordo com a legislação;
  • Documentos que o segurado queira adicionar, como simulação de tempo de contribuição, petições, entre outros.

Não é preciso contratar um advogado para entrar com o recurso no INSS, pois pode ser efetuado pelo próprio segurado. 

Como agendar o recurso?

  • Acessar o Meu INSS com login e senha;
  • Clicar em “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clicar em “Novo Requerimento”;
  • Digitar na busca a palavra “recurso”;
  • Selecionar a opção desejada;
  • Inserir os dados solicitados;
  • Finalizar o pedido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.