Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Extrato de pagamento do INSS com aumento já está disponível; saiba mais

Aumento no INSS! Confira seu extrato de pagamento com reajuste. Informe-se sobre as mudanças e benefícios. Saiba mais agora!

No Brasil, a partir desta terça-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar os extratos dos pagamentos de janeiro. Os valores informados já estão corrigidos e os segurados que recebem acima do salário mínimo terão um reajuste de 3.71%, de acordo com o acumulado anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Para os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo, o reajuste de 3.71% representa apenas uma reposição inflacionária. Para aqueles que começaram a receber aposentadoria, pensão ou auxílio ao longo de 2023 e cujos benefícios são superiores ao mínimo, o reajuste não será integral, mas proporcional ao número de meses do benefício concedido.

Nova tabela de reajuste do INSS

A tabela de reajuste de apresenta dados relevantes para aqueles que foram afetados em 2023, variando de 3,71% em janeiro a 0,55% em dezembro de 2023. É importante que cada segurado esteja ciente do reajuste correspondente ao mês de início de seu benefício em 2023. O reajuste é mais vantajoso para os beneficiários que recebem o salário mínimo, que agora passa a ser de R$ 1.412.

Celular com logo do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Para a consulta aos valores do reajuste, os beneficiários podem acessar o site Meu INSS, entrando com login e senha. Após o acesso, basta clicar no serviço de “Extrato de Pagamento” para visualizar o extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. Aqueles que não têm acesso à internet podem ligar para a Central 135, informando o CPF e confirmando informações cadastrais para evitar fraudes.

Calendário de pagamento de 2024

O calendário de pagamentos do INSS para 2024 segue o número final do cartão de benefício. Sem considerar o último dígito verificador que aparece após o traço. Os depósitos dos benefícios serão feitos entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo. Ademais, para os que recebem acima do piso nacional, os pagamentos serão creditados a partir do dia 1º de fevereiro.

Veja também:

Cartão Bradesco American Express The Platinum; saiba como conseguir isenção na anuidade

Com o reajuste apenas pela inflação, cerca de 350.982 segurados que recebiam mais do que o salário mínimo passarão a receber o atual piso nacional. Desta forma, o número total de beneficiários do INSS recebendo até um salário mínimo em 2024 subirá para 26,28 milhões de pessoas. Por outro lado, somente um terço dos aposentados e pensionistas, cerca de 12,97 milhões de pessoas.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com