Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Extrato de pagamento do INSS ficará disponível nesta terça-feira (23); veja como consultar

Confira os valores atualizados de aposentadorias e auxílios do INSS com extrato de pagamento disponível nesta terça-feira.

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já poderão conferir o extrato de pagamento dos valores corrigidos de janeiro.

Na terça-feira, terá liberação o acesso ao extrato de pagamentos onde os valores atualizados estarão disponíveis. A folha de pagamentos teve processamento pela Dataprev em tempo recorde. Assim, os depósitos começarão a acontecer a partir de 25 de janeiro para quem recebe até um salário mínimo.

Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Confira, a seguir, todos os detalhes!

Extrato de pagamento do INSS: como consultar

Celular com logo do INSS e notas de real
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Para saber a data exata do pagamento, basta conferir o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece após o traço.

Veja também:

Pix de R$ 1050 do Bolsa Família e cesta básica em janeiro: confira quem tem direito

Desse modo, os segurados que não têm acesso à internet podem ligar para a Central 135 e informar o número do CPF, além de confirmar algumas informações cadastrais.

Enquanto isso, para aqueles que possuem acesso à internet, é possível acessar o site Meu INSS e clicar no serviço de “Extrato de Pagamento” para ter acesso a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. Além disso, também é possível realizar a consulta pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Números da competência de janeiro de 2024

Em janeiro de 2024, foram gerados um total de 39.378.167 benefícios, sendo 33.616.95 previdenciários e 5.761.215 assistenciais. Desses, 27.349.843 segurados recebem até um salário mínimo e 12.028.324 recebem acima do mínimo.

A saber, os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023, e têm benefícios acima do mínimo, não receberão integralmente o reajuste. Neste caso, a correção acontecerá proporcionalmente ao número de meses em que o benefício esteve liberado.

Portanto, fique atento ao calendário de pagamento para não perder as datas e se organizar financeiramente. Ainda mais em tempos de dificuldades financeiras, onde cada centavo faz diferença. A previdência social é um direito de todos e o INSS trabalha para garantir que todos recebam seus benefícios corretamente.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com