Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Extrato do INSS apresentará grande novidade em breve

A novidade é que os 5% da margem do consignado do INSS poderão ser destinados a despesas e saques com o cartão consignado de benefício

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que aumenta a margem do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 45%. Contudo, ainda não é possível consultar os valores que podem ser comprometidos com a linha de crédito; afinal, de acordo com o órgão, o extrato está passando por atualização para apresentar a margem com 5% adicionais do cartão de benefício, tendo a previsão de conclusão até o final de setembro.

Margem do consignado

Portanto, dos 45% da margem do consignado, 35% continuam destinados exclusivamente para empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis e 5% para gastos com o cartão de crédito consignado.

Dessa forma, a novidade é que os 5% restantes poderão ser destinados a despesas e saques com o cartão consignado de benefício, que terá a mesma taxa de juros do cartão de crédito, de até 3,06% ao mês.

Como consultar o extrato do consignado do INSS

Confira o passo a passo para consultar o extrato do consignado do INSS:

  • Acessar o site ou aplicativo (disponível para Android e iOS) “Meu INSS”;
  • Procurar por “Extrato de Empréstimo”. Se não encontrar esta opção, procurar por “Outros Serviços” ou “Ver mais”;
  • Será informado pelo sistema se o benefício está bloqueado para empréstimo e a quantidade de empréstimos ativos, suspensos, excluídos ou encerrados. Ademais, há um campo específico para o empréstimo feito por meio de cartão;
  • Se o empréstimo não estiver bloqueado, a margem consignável aparecerá na tela inicial do extrato. Caso contrário, os valores não irão aparecer;
  • Clicar “Empréstimo Ativo”, onde será mostrada a data da solicitação, número do contrato, valor total do empréstimo, número de parcelas, valor da parcela e previsão de quitação;
  • Baixar o PDF para ver o extrato completo. Assim, haverá uma tabela com os valores consignáveis.

De acordo com o INSS, o limite é de nove contratos de empréstimo pessoal. Já no cartão de crédito, o limite é de uma contratação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.