WhatsApp e Facebook são bloqueados por governo militar de Mianmar

Decisão foi tomada pelo governo militar que promoveu um golpe de Estado no país.

0

Após o golpe de Estado em Mianmar, ocorrido na última segunda-feira (1º), o novo governo militar decidiu bloquear o Facebook e o WhatsApp até a meia-noite do dia 07 de fevereiro. De acordo com as autoridades de Mianmar, a rede social de Mark Zuckerberg contribui para a instabilidade no país.

Dessa forma, segundo usuários da comunidade de Mianmar no Reddit, o Facebook ficou inacessível já nesta quarta-feira para algumas pessoas. Além do Facebook, a operadora estatal MPT também bloqueou o Messenger, Instagram e WhatsApp. Para justificar a ação, o governo fez uso de uma seção da lei de telecomunicações do país, que classifica o ato como em “maior benefício público e do Estado”.

É provável que você também goste:

Governo dá 15 dias para Facebook e WhatsApp explicarem nova política de privacidade

Hacker invade rede do Ministério da Saúde e avisa que site”está um lixo”

Brasil representa quase metade dos casos relacionados a vazamento de cartões no mundo

Facebook promete investir em medidas de moderação

Contudo, apesar do clima de tensão na região ser devido ao golpe militar, as acusações contra o Facebook não são novidade. Já há alguns anos, a rede social é cobrada por não se esforçar para conter a propagação de desinformação e fake news, gerando ondas de violência no país.

Em comunicado, o Facebook afirmou estar ciente do bloqueio, mas explicou que a empresa está em contato com as autoridades para restabelecer a conectividade. De acordo com o BuzzFeed News, o Facebook também se comprometeu a investir em medidas de moderação de conteúdo para o Mianmar, por se tratar de um “local de alto risco temporário”.

Facebook também é local de protestos

Por fim, além das manifestações ocorridas em outros espaços, como protesto contra o golpe, diversos usuários do Facebook mudaram recentemente suas fotos de perfil para retratos da líder Aung San Suu Kyi. Além disso, alguns perfis mudaram a foto apenas para a cor vermelha, simbolizando o partido Liga Nacional pela Democracia. Com isso, a suspensão do Facebook, para alguns, também é uma forma de abafar esse tipo de comportamento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: quka / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...