Governo dá 15 dias para Facebook e WhatsApp explicarem nova política de privacidade

Novas regras estão causando muita polêmica.

0

15 dias. Esse foi o prazo dado pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, para o Facebook explicar as novas regras de privacidade do WhatsApp. As mudanças do app devem entrar em vigor em maio. Em resumo, elas preveem o compartilhamento de dados entre as duas redes.

Assim, a notificação emitida pela Senacon, na última sexta-feira (5), tem dez perguntas a serem respondidas pelo conglomerado Facebook, que fez a compra do WhatsApp em 2014. Uma delas, por exemplo, diz respeito a até que ponto o usuário poderá controlar a sua privacidade, e também como isso impactará na continuidade da utilização do aplicativo.

É provável que você também goste:

Instalação de WhatsApp falso é um novo golpe para espionar celulares

Autonomia do BC é tema de encontros entre Guedes, Campos Neto e parlamentares

WhatsApp tem queda de usuários no Brasil

Usuários da União Europeia poderão perder acesso ao WhatsApp

Além disso, outro ponto de preocupação é o tratamento diferenciado dado aos usuários da União Europeia. Atualmente, apenas compartilha os dados do WhatsApp com o Facebook quem quiser. Já a partir de maio, os usuários de fora da UE que não aceitarem a nova política de privacidade não poderão mais usar o aplicativo. Ou seja, não terão nenhum tipo de acesso ao WhatsApp até aceitarem os novos termos.

Confira quais dados estarão em poder do Facebook

Entre os exemplos de dados coletados que poderão ser repassados, tanto em transações comerciais quanto em pagamentos realizados, são informações sobre o celular utilizado (modelo, nível de bateria etc) e também o endereço do IP (uma espécie de identidade que cada computador possui). Em matéria do jornal O Globo, o WhatsApp informou que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários à Senacon. 

Enfim, quer saber as novidades sobre o WhatsApp?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: MichaelJayBerlin / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...