Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famosa rede de supermercados vai fechar mais de 340 lojas no país

A rede de supermercados, que já atua no Brasil há cerca de 23 anos, anunciou que irá encerrar as atividades de 343 unidades. Saiba mais!

Na última quinta-feira (14), o grupo Dia, companhia espanhola que já atua no Brasil há cerca de 23 anos, anunciou que irá encerrar as atividades de 343 estabelecimentos e três centros de distribuição em território brasileiro. Assim, o objetivo da ação é focar suas operações apenas na cidade de São Paulo. 

Dessa forma, a decisão foi motivada pelos resultados insatisfatórios da subsidiária brasileira. De acordo com o diretor financeiro do grupo, Guillaume Marie Didier, as lojas que irão fechar representam “baixo desempenho”. Veja mais detalhes!

Supermercados apenas em São Paulo

Portanto, com o fechamento de uma parte considerável de suas lojas, o grupo Dia pretende avaliar estratégias alternativas para o restante de seus negócios no Brasil. No entanto, em um comunicado à imprensa, a companhia relatou que ajustará o número de lojas no país, focando na região de São Paulo, onde manterá 244 estabelecimentos abertos.

Assim, a empresa ajusta seu foco no Brasil para concentrar seus negócios na região de São Paulo. Pois, a área é vista como mais lucrativa para o grupo e permite a capitalização da rede logística e a redução de custos do grupo no país.

Carrinho de supermercados em corredor
Imagem: Kwangmoozaa / shutterstock.com

Mercados mais lucrativos

Dessa forma, segundo o grupo Dia, essas medidas permitirão direcionar recursos para mercados mais lucrativos e com maior potencial de crescimento, como Espanha e Argentina. Nestes países, a companhia conseguiu estabelecer uma posição relevante por meio de uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade.

Veja também:

Nubank agora permite depósito em caixas de supermercados

Enfim, a decisão faz parte de um processo de reestruturação da subsidiária brasileira. A empresa abriu sua primeira loja no Brasil em 2001. Além disso, em agosto de 2024, o grupo anunciou sua saída de Portugal, onde vendeu quase 500 supermercados, para concentrar-se em seus mercados principais.

Com essa estratégia, em fevereiro deste ano, o Dia diminuiu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros.

Imagem: Kwangmoozaa / shutterstock.com