Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita da Febraban deve cair 22% após saída da Caixa e do Banco do Brasil

Saiba mais sobre o motivo da decisão dos bancos em sair da entidade

0

Com uma eventual saída da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a receita da entidade teria uma queda de 22,5%. Nos últimos dias, os dois bancos públicos ameaçam deixar a instituição por conta de um manifesto encabeçado pela Fiesp e assinado por cerca de 100 entidades.

Em suma, o documento pede a harmonia entre os 3 Poderes, e tem a Febraban como um dos remetentes. Dessa forma, os bancos consideram que o manifesto possui um “tom político contrário ao governo”. Então, para saber mais, confira a seguir.

Receita da Febraban deve cair 22% após saída da Caixa e do BB

Primeiramente, vale dizer que a Febraban é uma entidade com diversos associados. Contudo, a Caixa e o Banco do Brasil sempre estiveram entre os principais contribuidores. Isso porque fazem parte dos cinco maiores bancos do país. Assim, ao lado de Bradesco, Itaú e Santander, em 2020 as cinco instituições detinham 81,8% do mercado de crédito do país.

Seja membro

A saída dos bancos públicos da Febraban foi articulada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e acompanhada pelo presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro. O manifesto, que deveria ser publicado em jornais nesta semana, será adiado.

Por fim, segundo informações de fontes próximas, o que mais irritou os bancos públicos foi uma mudança de tom nesse documento. A ideia inicial do texto da Fiesp era pedir “pacificação” entre os Poderes e fazer uma defesa da democracia. Mas o texto da Febraban ganhou contornos de crítica ao governo. E, obviamente, também ao presidente Jair Bolsonaro. O que desagradou ambos os bancos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: portal.febraban.org.br

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.