Febraban revela como fazer um bom uso do cartão de crédito; fique atento
Saber administrar o cartão de crédito é fundamental para evitar dívidas e se tornar inadimplente. Veja algumas dicas!
O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais utilizados entre os brasileiros para diferentes tipos de compras e serviços. Isso se deve, muito provavelmente, pela possibilidade de parcelamento dos valores sem juros. No entanto, o que é visto como um benefício pode virar dor de cabeça em determinados casos.
Assim, o uso indevido do cartão pode gerar inúmeros problemas financeiros e deixar o consumidor na inadimplência. Vale lembrar que os juros pelo atraso do pagamento da fatura são bastante excessivos e ampliam o valor da dívida de forma significativa.
Diante desse cenário, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apresenta algumas informações para que seja possível usar o cartão de crédito de uma forma mais responsável financeiramente e assim evitar problemas.
Vantagens do cartão de crédito
Um dos primeiros pontos abordados pela Febraban no e-book sobre o tema são as vantagens apresentadas pelo cartão de crédito. As principais são:
- Possibilidade de parcelamento sem juros;
- Facilidade e praticidade na compra;
- Extensão do prazo de pagamento;
- Programas de benefícios.
Tais questões colocam o cartão de crédito acima do cartão de débito no que se refere à preferência dos brasileiros, uma vez que com o débito, não há possibilidade de parcelar o valor cheio.
Veja também:
Saque especial de R$ 6.220 da Caixa poderá ser liberado para mais brasileiros em outubro
Contudo, na hora de contratar, a federação aponta quais informações devem ser analisadas com atenção como tarifas que serão cobradas, emissão de 2ª via, anuidade, taxa de juros e limite do cartão.
Como fazer um bom uso do crédito?
Assim sendo, veja algumas dicas que podem ajudar a fazer um bom uso do cartão de crédito e evitar dívidas ou problemas maiores.
- Verifique se o valor total da compra está dentro do seu orçamento;
- Inclua os valores das parcelas nos gastos dos próximos meses;
- Analise se parcelar é uma boa opção e não vai afetar de forma expressiva o orçamento nos próximos meses;
- Concentre as compras em apenas um cartão;
- Pague sempre a fatura em dia.

Imagem: Suradech Prapairat/shutterstock.com