Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fez um Pix por engano? Veja como recuperar o valor

Fez um pix por engano e quer recuperar o valor? Não se desespere! Você pode tentar receber seu dinheiro de volta, confira como.

Lançado em 2020 pelo Banco Central (BC), o Pix revolucionou o sistema de pagamentos no Brasil, proporcionando operações mais ágeis e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, apesar das facilidades, a nova ferramenta demanda atenção dos usuários para evitar possíveis falhas e complicadas situações, como a incômoda questão “Fiz um Pix errado, e agora?”

Sendo assim, apesar da velocidade e praticidade do serviço, erros ocasionais também podem acontecer. É por isso que vamos explicar se é possível recuperar o valor de um Pix feito por engano, e quais atitudes você deve tomar assim que perceber o erro.

Recuperando o valor de um Pix feito por engano

Se um Pix for transferido erroneamente, existem algumas rotas que você pode seguir para recuperar a quantia. A principal delas é o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central para lidar com essas situações, incluindo golpes. No entanto, para a eficácia desse método, é crucial agir rapidamente.

Veja também: Como realizar o saque rescisão do FGTS após ser demitido?

Celular com pix em cima de notas e moedas
Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com

O primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira em questão, via chat ou telefone. Após explicar a situação, você deve solicitar a ativação do MED. A instituição financeira então enviará uma notificação ao banco recebedor. Se o banco aceitar a notificação e houver saldo na conta do destinatário, a devolução será feita.

Além do MED, outras possibilidades incluem entrar em contato com a instituição financeira e pedir instruções. Também vale a pena tentar falar diretamente com a pessoa que recebeu o dinheiro por engano. Caso o destinatário se recuse a devolver o valor, você pode considerar uma ação judicial, já que reter uma transferência feita por engano pode ser considerado apropriação indébita.

E se eu recebi um Pix errado?

Caso você receba um Pix não destinado a você, é preciso devolver o dinheiro. A retenção do dinheiro pode resultar em bloqueio da conta e até em processo judicial por apropriação indevida. Portanto, se um Pix inesperado chegar à sua conta, verifique quem é o remetente e entre em contato com ele.

Imagem: rafapress / shutterstock.com