Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital: governo lança site com informações sobre a funcionalidade

0

Na quarta-feira (4), o Ministério do Trabalho e Previdência lançou um portal com informações a respeito da versão digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Um conjunto de sistemas integrados formará o FGTS Digital, que irá gerenciar processos vinculados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS.

O governo prevê que as funcionalidades do FGTS Digital operem ainda este ano.

É provável que você também goste:

Saque do FGTS: o que fazer se o app do Caixa Tem travar?

Quem não pode fazer o novo saque do FGTS de R$ 1 mil?

FGTS de R$ 1 mil: como se proteger dos golpes no Caixa Tem?

Como funciona o site?

O site lançado pelo governo possui informações para os usuários tenham facilidade em se familiarizar com o novo ambiente digital. A plataforma não somente trará informações sobre o FGTS Digital, como também outros serviços, legislações relevantes ao assunto, perguntas e respostas que são feitas com frequência e canais de atendimento.

O material explicativo do FGTS Digital está disposto no portal que pode ser acessado por meio do site do Ministério do Trabalho e Previdência.

Benefícios da nova plataforma

Com a nova plataforma, as empresas diminuirão o tempo gasto para cumprirem suas obrigações, já que será usada a base de dados do eSocial e os débitos serão individualizados desde a origem, fazendo o uso do CPF como um dos critérios principais para a identificação do trabalhador.

“Estudos indicam a redução de cerca de 36 horas mensais no tempo gasto somente com o recolhimento do FGTS”. Tempo que, segundo ele, “resultará em ganho de produtividade”, afirmou o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado.

Outro benefício que o FGTS irá trazer é a redução da cobrança de inadimplências.

“Hoje temos uma cobrança que pode ser aperfeiçoada e trazê-la para dentro de um prazo prescricional. Vamos sair do prazo de 5 anos, para trazer essa arrecadação com inadimplência para um prazo mais rápido. Trata-se de uma ferramenta importante para manter a sustentabilidade do fundo que proporcionará, ao trabalhador, maior transparência para fiscalização dos contratos de trabalho e para o recolhimento do FGTS para o fundo”, explicou Ricardo Moreira, presidente do Conselho Curador do FGTS e secretário-executivo adjunto do ministério.

As empresas poderão pagar o FGTS via Pix e as guias de pagamento poderão ser expedidas no portal do FGTS Digital ou ainda na tela do ambiente virtual do eSocial.

Outros benefícios do FGTS Digital

  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado;
  • Verificação de débitos em aberto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar