Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba por que o FGTS é um dos piores investimentos para o seu dinheiro

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, é uma espécie de poupança criada para trabalhadores, que serve como garantia no caso de uma demissão sem justa causa, doenças graves, antes da aposentadoria, e muito mais. Mensalmente, o empregador é responsável por depositar 8% do salário pago a cada trabalhador. O banco escolhido para tal transação é a Caixa Econômica Federal. Entenda porque ele pode ser considerado um dos piores investimentos para o seu dinheiro.

Leia também:

Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria

Saiba por que o FGTS é um dos piores investimentos para o seu dinheiro

Primeiramente, é de se imaginar que o dinheiro ficará depositado por longos períodos de tempo, não é? Afinal, você só poderá realizar um saque quando o contrato acabar, se for demitido, tiver um diagnóstico de câncer, ou outras situações. Todavia, como ficam os rendimentos? Descubra logo a seguir!

Rendimentos do FGTS

Como o dinheiro do Fundo Garantidor está em uma conta bancária, é de se esperar que ele tenha rendimentos, principalmente se for considerado o fato de o mesmo ficar lá por anos. Entretanto, isso não ocorre na prática. Apesar de o dinheiro ter reajustes, eles estão muito abaixo da inflação, e nem se comparam a outras possíveis aplicações ou investimentos.

O rendimento do FGTS fica em torno de 3% ao ano + taxa referencial, o que é muito pouco. Isso faz com que este seja considerado um dos piores investimentos!

O que pode ser feito?

Sem um bom motivo ninguém é capaz de sacar seu FGTS. Essa ausência de mobilidade do dinheiro faz com que o trabalhador perca de investi-lo em fontes rentáveis. Contudo, nem tudo está perdido! Você sabia que pode solicitar um saque do FGTS para comprar a casa própria? Assim, você deixa de pagar aluguel, e movimenta um dinheiro seu que estava totalmente parado.

Ou ainda, na existência de dívidas ou quando desejar amortizá-las, também poderá solicitar um saque. Com isso, você consegue dar um destino melhor ao fundo, e sai ganhando!

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.