Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS inativo: veja como consultar e sacar o seu

Trabalhadores brasileiros com FGTS inativo podem consultar a conta e retirar os valores disponíveis.

Se você já atuou como empregado formal, certamente está familiarizado com o FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Este recurso, criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, passa por alterações conforme o trabalhador muda de emprego, sendo aberta uma nova conta a cada mudança. 

O saque dos valores, no entanto, é restrito a situações específicas, como demissão ou aposentadoria. Ademais, algumas dúvidas em relação à inatividade do fundo são bastante comuns entre os brasileiros. 

Consulta do FGTS inativo

Para consultar o saldo do FGTS inativo, basta acessar o aplicativo do FGTS e solicitar um extrato de todas as contas. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br, visto que o serviço está vinculado a esse sistema. 

Além disso, há uma outra alternativa. Os brasileiros podem optar pelo internet banking da Caixa, se você for correntista, ou do telefone oficial da mesma instituição.

Veja também: RISCO: Bolsa Família pode ser BLOQUEADO em janeiro, entenda as regras

Mão segurando celular com o app do FGTS aberto
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Lucro do fundo

Como você deve saber, FGTS é uma poupança obrigatória criada com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. A gestão deste fundo é feita pela Caixa Econômica Federal e, assim como outros fundos de investimentos, ele também possui um rendimento. 

Esse lucro vem do rendimento gerado pelo dinheiro dos trabalhadores que se acumula no fundo. Concretamente, a Caixa usa o valor disponível nas contas dos trabalhadores para investir em projetos de infraestrutura, saneamento e crédito para a casa própria. 

Neste ano, o lucro anual obtido pelo fundo no ano anterior foi de R$12, 7 bilhões. Sendo assim, o banco realizou o repasse para mais de 217 milhões de contas. Vale destacar que tal lucro é dividido de forma proporcional entre os trabalhadores que possuem conta. Isso significa que cada pessoa recebe proporcionalmente ao seu saldo disponível no final do ano anterior.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com