Pressione ESC para fechar

Entenda por que o FGTS é o melhor investimento de renda fixa atualmente, rendendo mais que o dobro da conta do Nubank

2 Min de Leitura

Com a queda da Selic para 2% e o CDI em 1,9%, o rendimento do FGTS atualmente é o dobro do rendimento da conta do Nubank. Além disso, o FGTS está rendendo mais também do que a poupança, o CDB e o Tesouro Selic, o que o torna o melhor investimento de renda fixa hoje em dia. Confira mais detalhes!

É provável que você também goste:

Saiba como evitar o bloqueio do FGTS e auxílio emergencial no Caixa Tem

Estágio profissional poderá durar mais de 2 anos devido à pandemia

Com Selic a 2%, quanto rende R$ 1 mil na poupança e na conta do Nubank?


Por que o FGTS é um investimento?

Em economia, investimento nada mais é do que aplicar dinheiro esperando que ele traga benefícios no futuro. Sendo assim, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser considerado como um investimento também; afinal ele consiste em um valor de 8% do salário do trabalhador que o empregador deve depositar mensalmente em uma conta do funcionário. Esse valor do FGTS vai se acumulando ao longo dos meses e rendendo, por isso o FGTS é sim uma forma de investimento.

No entanto, diferentemente da conta do Nubank, do CDB, do Tesouro Selic, da poupança e de outros investimentos, no FGTS os aportes são sempre de 8% do salário do trabalhador. Além disso, a sua liquidez (ou seja, possibilidade de conversão em dinheiro) ocorre somente em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria.

Por que o FGTS é o melhor investimento de renda fixa atualmente?

Embora tenha a desvantagem de poder ser sacado apenas em casos específicos, o FGTS é atualmente o melhor investimento de renda fixa em termos de rendimento. Isso porque seu rendimento atualmente é 3% ao ano. Entretanto, o valor do FGTS é reinvestido em saneamento, habitação e infraestrutura, gerando um lucro que futuramente é dividido entre todas os trabalhadores que possuem dinheiro no fundo.

Esse ano, o lucro gerado garantiu um acréscimo de 1,9% no rendimento do FGTS, ou seja, o rendimento total será de 4,9%. Esse valor é mais que o dobro do rendimento da conta do Nubank, que é de apenas 1,9% (desconsiderando o desconto do Imposto de Renda).

O rendimento do FGTS também é superior aos rendimentos da poupança (1,4% ao ano) e do tesouro Selic (2,17% ao ano). Vale lembrar, no entanto, que o tesouro Selic sofre desconto do Imposto de Renda, o que reduz ainda mais seu rendimento.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Sobre o Autor

Jadre Marques Duarte Junior

Redator-chefe

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.

Ver todos os artigos