Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS vai ser liberado para reduzir dívidas de financiamento imobiliário

Quem comprar o primeiro imóvel com recursos dos Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) vai pode abater prestações com o FGTS.

0

O Conselho Curador do Fundo aprovou, na última terça-feira (11), o uso do FGTS nas dívidas de financiamento imobiliário. Assim, o consumidor que comprar o seu primeiro imóvel com recursos dos Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) vai pode abater prestações com o FGTS.

É provável que você goste também

Quem tem o nome sujo pode financiar um imóvel?

Banco Inter vai promover leilão de imóveis em Espírito Santo, Goiás e SP

Ebanx Go: Como funciona o cartão virtual pré-pago com cashback?

FGTS vai ser liberado para reduzir dívidas de financiamento imobiliário

O SFI é um sistema que financia imóveis por meio de recursos livres dos bancos. A partir da decisão do Conselho, o mutuário vai ter duas possibilidades. Na primeira, pode usar o saldo da conta para diminuir o saldo devedor. Já na segunda, ele pode reduzir até 80% da prestação em 12 meses. No fim desse período, é possível prorrogar a redução.

Atualmente, pode-se usar o FGTS para reduzir parte do financiamento imobiliário do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Essa modalidade possui imóveis de até R$ 1,5 milhão, com juros limitados a 12% ao ano. Além disso, é parcialmente custeado por meio de recursos da caderneta de poupança. 

Agora, a permissão do Conselho estendeu-se ao SFI, a qual não tem limites de juros. Além disso, tem como principal fonte de recursos grandes investidores empresarias, tais como bancos comercias e bancos de investimento. 

De acordo com o Conselho Curador do FGTS, a medida só vai entrar em vigor a partir de agosto. Esse prazo de 90 dias destina-se às instituições financeiras para que as mesmas se adequem. Além disso, conforme o Conselho, os recursos só podem ser utilizados no financiamento do primeiro imóvel próprio. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Orathai Mayoeh / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...