Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: Reajuste na legislação libera saque TOTAL para milhares de brasileiros!

Veja como o recente reajuste na legislação do FGTS pode permitir o saque total para inúmeros cidadãos brasileiros.

A nova modificação na legislação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) promete beneficiar milhares de trabalhadores brasileiros. Isso ocorre porque haverá permissão de retirada do valor total presente nas contas vinculadas ao FGTS para muitos cidadãos brasileiros.

Desse modo, a implementação do saque aniversário do FGTS tem mantido os brasileiros em expectativa, especialmente aqueles cujo mês de nascimento é março. Atualmente, os nascidos em fevereiro que aderiram à modalidade de saque aniversário já têm a possibilidade de realizar a retirada dos valores.

Sendo assim, os trabalhadores interessados em aderir a esta modalidade podem fazê-lo através do aplicativo FGTS (Android e iOS), onde também podem alternar entre as disponíveis.

Modalidades de saque do FGTS disponíveis

Mão segurando celular com o app do FGTS aberto
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Até o momento, existem duas modalidades de saque do FGTS – o saque rescisão e saque aniversário. Dessa maneira, o saque rescisão fica disponível para os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

No entanto, esses indivíduos não estão autorizados a realizar retiradas do fundo ao longo do ano, a menos que haja outra situação permitida. Os trabalhadores que optem pela modalidade do saque aniversário terão que aguardar pelo menos 25 meses para poder voltar ao saque rescisão.

Já a modalidade de saque-aniversário, implementada durante o governo Bolsonaro em 2019, permite que os trabalhadores realizem um saque do FGTS uma vez ao ano, no mês de aniversário do contribuinte. No caso de demissão sem justa causa, o trabalhador terá que esperar até o mês do seu aniversário para ter acesso ao valor em conta.

Quais são as próximas etapas?

A maior parte das expectativas está voltada para o futuro dessa segunda modalidade. Com as mudanças de governo, espera-se que a modalidade de saque aniversário seja extinta pela gestão de Lula, tendo em vista a desaprovação do novo formato por parte do ministério do trabalho.

Veja também:

Importante prazo para empresas está chegando ao fim; confira

Seja qual for o cenário político futuro, a certeza é que estas alterações devem afetar significativamente o bolso de muitos trabalhadores brasileiros.

Imagem: rafapress / shutterstock.com