Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: Saque-Rescisão x Saque-Aniversário, qual é a melhor opção?

Saiba mais sobre a diferença entre os dois tipos de saques disponíveis no FGTS e descubra qual é a melhor opção para você!

A escolha entre Saque-rescisão e Saque-aniversário, ambos oferecidos pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pode gerar dúvidas entre os trabalhadores. Inicialmente, é fundamental entender como cada modalidade funciona e quais direitos estão associados a cada uma delas no momento de uma rescisão de contrato de trabalho.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, os direitos de saque variam dependendo do tipo de demissão e da opção de saque que o empregado escolheu durante o período em que estava empregado. Saiba mais informações a seguir!

Quais são as principais diferenças entre o Saque-rescisão e o Saque-aniversário?

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Quando um trabalhador tem sua demissão sem justa causa e está sob o regime do Saque-rescisão do FGTS, ele pode retirar o total acumulado na conta vinculada ao empregador que acabou de demiti-lo. No entanto, isso só é possível nas contas ativas, ou seja, naquela que estava recebendo contribuições.

Por outro lado, se o trabalhador escolheu a modalidade Saque-aniversário antes da demissão, ele não terá direito ao saque total desses valores. Neste caso, poderá apenas retirar a multa de 40%, que é calculada sobre os depósitos realizados pelo empregador durante o período do contrato que foi rescindido.

Como é o cálculo da multa de 40% no FGTS?

A multa de 40% é um direito dos trabalhadores demitidos sem justa causa, e seu cálculo se dá somente sobre os depósitos feitos pela empresa na conta do FGTS do período do último contrato de trabalho. Portanto, outros valores acumulados em contas antigas não entram nessa conta.

Ademais, para quem precisa verificar o montante acumulado no fundo, existem algumas ferramentas disponibilizadas pela Caixa. Pode-se utilizar tanto o site quanto o aplicativo (Android, iOS). Em ambas as plataformas, o trabalhador deverá fornecer seu NIS/Pasep ou NIT e criar uma senha de acesso.

Afinal, qual é a melhor opção?

Escolher entre Saque-rescisão e Saque-aniversário do FGTS envolve avaliar suas prioridades e necessidades financeiras. A modalidade Saque-rescisão oferece maior segurança em caso de uma rescisão inesperada, garantindo acesso ao montante integral em uma situação de emergência.

Veja também:

Saiba como antecipar parcelas com desconto no Itaú

Já a opção de Saque-aniversário proporciona uma flexibilidade para saques anuais. Logo, ela pode ajudar no planejamento financeiro, mas com limitações no acesso total em caso de demissão.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com