Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS vai render mais com o aumento da Selic para 9,25%?

0

Na dia 08 de dezembro, o Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 7,75% para 9,25% ao ano. Dessa forma, o cálculo do rendimento da poupança volta para a regra antiga. Ademais, a nova taxa também influencia os financiamentos imobiliários e a correção do saldo do FGTS. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você goste também:

Governo quer liberar crédito aos negativados pela Caixa usando FGTS

Santander lança feirão de imóveis online e aceita FGTS na entrada; veja como participar

Atenção: Governo pode liberar saque de R$ 1.100 do FGTS ainda em 2021

FGTS vai render mais com o aumento da Selic para 9,25%?

Sim, o FGTS vai render mais com o aumento da Selic. Isso ocorre porque a Taxa Referencial (TR), que estava zerada, subirá com o aumento da taxa Selic. A TR se calcula pelo Banco Central por meio dos juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN), que mudam conforme a Selic.

A Taxa Referencial é usada como indexador para a correção das aplicações da caderneta de poupança, das prestações dos empréstimos do Sistema Financeiro da Habitação e do FGTS. No caso do FGTS, a correção do saldo é a TR mais 3%. E nos empréstimos para a compra da casa própria, a taxa corrige as prestações.

De acordo com o diretor Executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional de Executivos (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, a expectativa é que a TR fique em torno de 0,05%. Além disso, Oliveira disse que quando a Selic estava em 9,25% ao ano, em julho de 2017, a TR chegou a 0,0623%.

No entanto, só será possível conhecer a nova taxa quando o Banco Central divulgar o cálculo mensal da TR referente a dezembro. “A TR não vai subir para um patamar que inviabilize o pagamento das prestações do financiamento imobiliário porque estará em um percentual baixo”, disse Oliveira.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar