Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ficou com o nome sujo? Entenda qual é consequência disso

Saiba mais informações sobre o que é nome sujo, quais são as consequências e como resolver essa situação estressante!

Em 2022, segundo o IBGE, o Brasil registrou que cerca de 72 milhões de seus habitantes possuíam dívidas em atraso. Ter o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito é uma realidade enfrentada por milhões, impactando diretamente na capacidade de compra e acesso a serviços essenciais.

Dessa forma, saiba mais detalhes sobre estar negativado e quais são as consequências para quem está nessa situação. Continue a leitura para mais informações!

O que significa ter o nome sujo?

Duas pessoas com nome sujo calculando as dívidas.
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

Popularmente conhecido como nome sujo, estar negativado significa que seu CPF está registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, devido ao não pagamento de dívidas. Essa condição pode limitar significativamente seu acesso a créditos e serviços, visto que empresas consultam esses registros para avaliar o risco de inadimplência.

Para descobrir se está ou não negativado, basta realizar uma consulta grátis nos sites de órgãos como Serasa ou SPC. Lá, é possível verificar se existem pendências registradas em seu CPF e até mesmo entender mais sobre cada uma das dívidas listadas. Entre as principais causas para ter o nome sujo, estão:

  • Atraso no pagamento de contas de consumo (luz, água, telefone);
  • Inadimplência em empréstimos ou financiamentos;
  • Emissão de cheques sem fundo;
  • Dívidas com cartões de crédito;
  • Não cumprimento de contratos de serviços diversos.

Consequências de ter o nome negativado

Estar com o nome sujo pode resultar em diversas limitações financeiras. Bancos e financeiras costumam negar empréstimos ou financiamentos a quem tem o nome nessas condições. Além disso, o negativado pode ter dificuldade para abrir contas, obter cartões de crédito ou fazer compras parceladas.

Veja também:

O que é abono CCT? Entenda quem pode recebê-lo!

Sendo assim, a melhor maneira de superar essas limitações é limpar o seu nome. Isso pode ser feito negociando diretamente com os credores ou através de renegociações especiais oferecidas em feirões limpa nome, por exemplo. Por fim, caso esteja negativado e busca reverter essa situação, siga estes passos:

  • Acesse os sites de proteção ao crédito e verifique suas pendências;
  • Negocie com os credores opções de pagamento que cabem no seu orçamento;
  • Considere pagar as dívidas com juros mais altos primeiro, como do cartão de crédito ou cheque especial;
  • Mantenha um controle financeiro rigoroso para evitar futuras dívidas;
  • Construa uma reserva de emergência para lidar com imprevistos sem precisar recorrer a empréstimos.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com