Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ficou sem dinheiro? Saiba 4 formas de sacar o FGTS

Descubra as melhores maneiras de sacar o FGTS e otimizar suas finanças. Saiba como aproveitar o dinheiro do fundo

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso valioso para os trabalhadores brasileiros. Neste artigo, vamos explorar quatro maneiras inteligentes de sacar o FGTS, fornecendo informações úteis para otimizar suas finanças.

Em síntese, o FGTS é uma poupança compulsória criada com o objetivo de ser uma reserva financeira para o trabalhador. Assim, o depósito é feito mensalmente pelos empregadores e, ao longo do tempo, esses valores podem ser um importante suporte em diversos momentos da vida do empregado.

Formas para sacar o FGTS

Portanto, confira as principais formas para sacar o FGTS:

Saque-Rescisão

Quando ocorre a rescisão do contrato de trabalho, é possível sacar o FGTS. Assim, essa é uma oportunidade crucial para utilizar esse recurso de forma estratégica, seja para quitar dívidas, investir em educação ou iniciar um negócio próprio.

Saque-Aniversário

Com a modalidade de Saque-Aniversário, o trabalhador pode optar por sacar uma parte do seu FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário. Dessa forma, essa opção oferece mais flexibilidade e pode ser uma excelente oportunidade para realizar projetos pessoais ou investir em seu futuro.

Saque Emergencial

Em situações de emergência, como desastres naturais ou pandemias, o governo pode autorizar o Saque Emergencial do FGTS. Assim, esse recurso pode ser uma importante fonte de apoio financeiro em momentos de crise, ajudando a cobrir despesas essenciais e garantindo maior segurança financeira.

Veja também:

INSS: governo anuncia ótima notícia para aposentados e pensionistas; confira

Utilização na compra da casa própria

O FGTS também pode ser utilizado como parte do pagamento ou para quitar o saldo devedor em financiamentos imobiliários. Então, essa é uma oportunidade única para realizar o sonho da casa própria, aproveitando os recursos acumulados ao longo de sua carreira profissional.

Celular com aplicativo do FGTS ao lado de várias notas de real e moedas
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Como consultar o saldo

Por fim, para consultar seu saldo no FGTS há diferentes meios, confira:

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com