Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do DOC nos bancos; veja quando acabam as transações

Descubra o impacto do fim do DOC nos bancos em 2024 e a data limite para as transferências. Veja as novas regras da Febraban!

Está próximo o fim do DOC nos bancos. Um dos mais tradicionais métodos de transferência bancária, o DOC (Documento de Ordem de Crédito), encaminha-se para o seu fim.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições associadas deixarão de oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC para pessoas físicas e jurídicas a partir de 15 de janeiro de 2024, às 22h.

Por que será o fim do DOC nos bancos?

Moedas de dinheiro saindo de uma carteira e entrando em outra representando transferência via DOC
Imagem: N ON NE ON / Shutterstock.com

O DOC, criado pelo Banco Central em 1985, está perdendo espaço frente a outras formas de transferência de recursos mais rápidas e econômicas. Isso vem acontecendo, principalmente, depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, o DOC já não é mais a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente. Além disso, a Transferência Especial de Crédito (TEC), realizada exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários, também acabará.

Opções de transferência mais populares

Um levantamento da Febraban mostrou que as transações via DOC somaram apenas 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023. Isso representa apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no ano.

A saber, as operações com cheque somaram 125 milhões, enquanto as transferências via TED totalizaram 448 milhões. Também foram contabilizados 2,09 bilhões de transações via boleto e 8,4 bilhões via cartão de débito e crédito. Por fim, liderando a preferência dos brasileiros, 17,6 bilhões de operações foram feitas pelo Pix.

Detalhes sobre as operações de DOC e TEC

No DOC e na TEC, o valor máximo das transações é de R$ 4.999,99. Ademais, as transferências feitas pelo DOC são realizadas um dia após a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos no mesmo dia em que foi solicitada.

No entanto, a maior diferença entre essas duas operações é que a TEC permite ao emissor transferir recursos para várias contas simultaneamente, o que não é possível com o DOC.

Veja também:

Teto de juros do consignado para beneficiários do INSS sofre nova redução; veja o novo valor

Como mencionado anteriormente, a Febraban estabeleceu o prazo final para envio ou agendamentos de DOC e TEC é até 15 de janeiro. Além disso, o último dia para o processamento dos agendamentos e o encerramento dos sistemas de recebimento do DOC/TEC pelas instituições financeiras é 29 de fevereiro de 2024.

Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital