Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Finalmente! Caixa libera consulta para saque de até R$ 6.000 do FGTS. Consulte agora!

Caixa liberou a consulta ao saque do FGTS com valores altos! Confira os municípios enquadrados e como você pode solicitar!

A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente a consulta ao novo formato de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conhecido como “Saque Calamidade”. Essa nova modalidade é destinada a trabalhadores que vivem em áreas atingidas por desastres naturais.

O banco atualiza semanalmente a lista de municípios habilitados para o saque, o qual pode chegar a até R$ 6.000,00. Assim, para receber é necessário que o município esteja na lista de locais que foram declarados pelas autoridades como calamidade.

Para receber o Saque Calamidade existem algumas regras a serem seguidas. Dessa maneira, a seguir, vamos explicar como acessar o fundo do FGTS para essa finalidade.

Caixa: como fazer a consulta ao Saque Calamidade do FGTS?

Imagem de um celular com a tela na logo do FGTS. Ao lado, uma calculadora, caneta e um porco em miniatura
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A principal contingência para se beneficiar do Saque Calamidade do FGTS é habitar em uma área que foi oficialmente considerada um local de calamidade pública devido a desastres naturais, tais como enchentes, inundações, alagamentos, tornados, entre outros.

O saque pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. A opção “Saque Calamidade” guiará o beneficiário durante o processo de solicitação. Assim, será necessário enviar, através do próprio aplicativo, um comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias.

Além disso, lembre-se de verificar se seu município ou estado constam na lista da Caixa. Outro critério importante é que o trabalhador não pode ter realizado nenhum saque por calamidade nos últimos 12 meses.

Práticas de Segurança para proteger informações pessoais

É sempre importante ressaltar que a Caixa Econômica Federal nunca solicitará informações confidenciais, como senhas ou dados bancários, por e-mail, telefone ou mensagens. Portanto, é aconselhável desconfiar de qualquer abordagem que peça esse tipo de informação.

Também é importante evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mail ou mensagens de remetentes desconhecidos, pois eles podem redirecionar para sites fraudulentos destinados a roubar informações pessoais.

Veja também:

Minha Casa, Minha Vida: governo retoma contratações para renda baixa; entenda

É de extrema importância recordar que instituições reconhecidas não pedem pagamentos antecipados para fornecer informações ou benefícios. Desse modo, os cidadãos devem ter cuidado com os golpistas que solicitam pagamentos antecipados sob o pretexto de liberar fundos ou benefícios do FGTS.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com