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Fique atento! INSS começa a entrar em contato para antecipar perícias nesta segunda-feira (25)

O INSS vai entrar em contato com os segurados a partir de hoje (25) para antecipar as perícias. Clique aqui e saiba mais!

O cronograma de pagamentos dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (25). Todavia, os segurados não devem apenas se atentar às liberações. Acontece que a autarquia passa, a partir de hoje, a entrar em contato com os cidadãos para antecipar perícias médicas.

A medida não é válida para todos os segurados que estão na fila. O INSS vai contatar os segurados que aguardam há mais de 45 dias a perícia médica para concessão de auxílio por incapacidade temporária (conhecido como auxílio-doença). Com isso, os atendimentos serão antecipados.

INSS não vai contatar segurados através da Central de Atendimento 135

Como habitual, os segurados recorrem à Central 135 para obter informações sobre benefícios, procedimentos, entre outros. No entanto, um outro número vai entrar em contato com o segurado para falar sobre a remarcação do atendimento, confirmação ou antecipação da perícia médica e/ou avaliação social.

O instituto vai ligar pelo número (11) 2135-0135. Trata-se de um contato que não recebe chamadas telefônicas e não possui WhatsApp. Ou seja, se receber mensagens através do aplicativo de mensagens, o cidadão deverá desconsiderar, já que o telefone não está cadastrado na plataforma.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social". A imagem representa a autarquia que vai entrar em contato com os segurados para antecipar as perícias.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Golpes: segurados devem ficar atentos aos indícios

Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, o INSS recomenda que o cidadão faça uma ligação gratuita para o número 135. Vale lembrar que a central está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h, conforme o horário de Brasília, mas o atendimento eletrônico acontece 24 horas por dia, todos os dias da semana.

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É importante destacar ainda que o instituto não procura o segurado para solicitar fotos, contas, senhas bancárias ou números de documentos. De acordo com o INSS, o contato pode ocorrer para antecipar atendimento, remarcar consultas, repassar informação sobre consulta, entre outros serviços.

Consulta ao benefício

  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Central 135.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com