Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fiscalização do Bolsa Família vem FORTE e usuários temem BLOQUEIO

Mudanças no manejo da fiscalização podem gerar bloqueio ao cadastro do Bolsa Família de diversos cidadãos! Veja o que fazer.

Na última semana, no dia 31 de outubro, o Governo Federal anunciou que estabeleceu medidas para fiscalizar o bloqueio do Bolsa Família para quem recebe de maneira irregular. Com isso, criaram a Rede de Fiscalização, medida publicada no Diário Oficial da União.

A ideia com isso é aumentar a vigilância dos integrantes do Cadastro Único para corrigir os erros que o mandato do presidente Lula tem encontrado. Desde o início do ano, o Governo Federal encontrou diversas fraudes no pagamento do benefício.

Saiba mais sobre o possível bloqueio do Bolsa Família

Cartão do Bolsa Família com o símbolo de bloqueio em vermelho.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a gestão de Jair Bolsonaro (PL) desmontou todo o sistema de proteção social. Isso levou a brechas e falhas graves nos dados do CadÚnico, garantindo o pagamento irregular do Bolsa Família para diversas pessoas.

Assim, com a Rede de Fiscalização, os beneficiários podem enfrentar o bloqueio do Bolsa Família. A ideia com essa mudança é de realizar um diagnóstico amplo sobre a situação cadastral do banco de dados. Com isso, espera-se que haja a revisão de cerca de 60% dos 42 milhões de cadastros até o final do ano.

Veja também:

450 vagas de emprego na Centauro em vários estados: veja como se candidatar

Além disso, utilizarão da Defensoria Pública da União (DPU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) para corrigir possíveis erros na plataforma. A Rede de Fiscalização também vai realizar um atendimento mais fácil e rápido às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Quem pode perder o acesso ao benefício?

De acordo com as informações, terão o bloqueio do Bolsa Família os beneficiários que não seguirem os requisitos básicos para o recebimento do dinheiro. Portanto, entre os critérios para o cancelamento do Bolsa Família, estão:

  • Dados desatualizados no Cadastro Único;
  • Informações erradas ou falsas;
  • Núcleos familiares que possuam renda familiar per capita maior que o limite de R$ 218;
  • Famílias com crianças e adolescentes fora da escola ou com carteira de vacinação irregular.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital