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Pix não caiu na conta destino: como resolver este problema!

Se você fez um pix e ele não caiu na conta de destino, o primeiro passo é entrar em contato com o banco

O Pix é um recurso que foi criado pelo Banco Central do Brasil, com o intuito de facilitar transações bancárias ao realizar transferências entre contas em apenas alguns segundos. Por esse motivo, é muito provável que, caso a transação tenha demorado alguns minutos, é sinal que ela falhou.

Entretanto, como resolver uma transação falha via Pix? Onde abrir uma reclamação? O usuário deve entrar em contato com o banco que fez ou recebeu a transferência? Saiba o que você pode fazer neste caso.

Soluções para resolver transações via Pix que falharam

Se uma falha acontecer, o usuário deve confirmar se o dinheiro voltou ou não para sua conta. Caso não tenha retornado ou o usuário tenha realizado a transação novamente – e se deparado com outra falha – é hora de contactar o SAC das duas instituições financeiras envolvidas na transação. 

Se o cliente não obtiver respostas ou auxílio do SAC de nenhum banco, é necessário entrar em contato direto com a Ouvidoria das duas instituições.

Em último caso, deve-se entrar em contato com o Banco Central e abrir uma reclamação no ReclameAqui

Lugares que podem resolver problemas no Pix 

Caso nenhum dos bancos envolvidos na transação consigam resolver a situação, o cliente pode recorrer às seguintes opções: 

Portal do Consumidor 

Criado pelo Ministério da Justiça, o Portal do Consumidor é um recurso que viabiliza reclamações online de consumidores de produtos e serviços provenientes de empresas. 

Além disso, ele é inteiramente gratuito e público, com a intenção de promover um diálogo direto entre empresas e consumidores para resolver conflitos de forma alternativa. 

Após o cidadão registrar uma ocorrência, a empresa tem até 10 dias para responder. Entretanto, o procedimento é válido somente para fornecedores que forem cadastrados no site, ou seja, a adesão das empresas deve ser voluntária para que o serviço seja realizado. 

Posteriormente, o consumidor que abriu a queixa tem até 20 dias para avaliar e comentar a resposta da empresa e registrar se a resposta solucionou ou não seu problema. 

Procon

Os Procons são órgãos que possuem vínculo com governos estaduais e atuam na defesa dos direitos dos consumidores. A gama de tipos de queixas atendidas pelos Procons é bastante extensa, portanto, é o órgão certo para esse tipo de reclamação. 

Além disso, não são cobradas taxas pelos Procons e tanto Pessoas Jurídicas quanto Físicas podem abrir queixas, de forma online ou presencial. 

Associação Brasileira de Defesa do Cliente – Proteste

A Proteste é uma entidade sem fins lucrativos, independente de empresas e governos e apartidária que atua na defesa dos direitos de clientes do Brasil. 

O papel da Proteste é intervir, sempre que necessário, em conflitos de fornecedores e associados, além de encaminhar propostas e reivindicações por melhorias em serviços e produtos às autoridades e empresas. 

Através da plataforma, clientes podem enviar reclamações direto às empresas, além de terem suas reclamações acompanhadas por especialistas em Defesa do Cliente. 

Banco Central do Brasil

Qualquer consumidor pode realizar reclamações de serviços e empresas através do Banco Central do Brasil. Apesar disso, o BACEN não possui competência legal para atuar a favor de um caso individual de algum cidadão.

Defensoria Pública 

Através da Defensoria Pública, o Estado exerce seu dever de garantir assistência jurídica gratuita e integral aos cidadãos que não podem arcar com esses custos. Além do direito à assistência, os cidadãos também possuem direito à defesa em todos os âmbitos. 

Juizados Especiais Cíveis

Uma alternativa simples para consumidores que preferem entrar na justiça é abrir uma reclamação em um Juizado Especial Cível. Pequenas e micro empresas, além de organizações da sociedade civil e pessoas físicas acima de 18 anos podem acessar esse recurso. 

Existe um limite para as reclamações, que é de até 40 salários mínimos. Caso o valor da causa seja maior, o cidadão receberá apenas o equivalente a esse valor. 

Para valores até 20 salários mínimos não é necessária a contratação de advogados, acima disso, o profissional é indispensável. 

É necessário que o solicitante esteja com seus documentos em mãos, além dos documentos do acusado da reclamação. Assim, caso não haja consenso entre as duas partes, o juizado determinará uma sanção caso considere que o consumidor está correto. 

ReclameAqui

O ReclameAqui é um site nacional que acata reclamações de usuários contra empresas. O serviço é gratuito tanto para usuários que abrirão reclamações quanto para empresas que as responderão. 

Quando o consumidor abre a reclamação, um e-mail é enviado à empresa envolvida com os detalhes do processo para que o problema seja resolvido. Aliás, resolvido ou não, o usuário deve relatar o desfecho do caso. 

Além do site, o ReclameAqui também possui número de WhatsApp para maior comodidade na hora de abrir reclamações: (11) 97062-2753.

Pix fora do ar

Muitos casos onde o pix não é realizado com sucesso acontece por conta de problemas no próprio sistema do banco. Não é incomum ver notícias avisando que o pix está fora do ar e, quando isso acontece, resta apenas esperar.

Geralmente, esses problemas são resolvidos em algumas horas. Agora, se persistir, pode ser um erro apenas no seu app. Se esse for o caso, é necessário entrar em contato com a instituição e/ ou abrir uma reclamação nos órgãos listados.

Veja também o nosso vídeo sobre este assunto:

Imagem: Kostenko Maxim/shutterstock.com