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Flexibilização de atendimento: qual vai ser o horário de atendimento das agências do BB, Caixa, Bradesco e Santander?

A partir de agora, bancos já podem voltar a funcionar das 10h às 16h.

Após quase dois anos funcionando em horário reduzido por conta da pandemia, as principais agências bancárias do país finalmente podem retomar suas atividades em horário habitual. As mudanças valem para instituições Caixa Econômica, Bradesco, Santander e Banco do Brasil. Dessa forma, de acordo com a Febraban, a partir de então os bancos poderão voltar a funcionar das 10h às 16h.

Até agora, durante a pandemia, a Febraban havia orientado as instituições que o atendimento bancário fosse realizado das 9h às 14h. Além disso, o período das 9h às 10h se reservava ao grupo de risco da covid-19, como idosos e gestantes. Então, para saber mais, confira a seguir.

Qual vai ser o horário de atendimento das agências do BB, Caixa, Bradesco e Santander?

Portanto, com a reabertura da economia e a flexibilização do isolamento social, a Febraban permitiu que cada banco defina o seu horário de funcionamento. Por meio de nota divulgada, a entidade informou que as instituições financeiras são diferentes umas das outras. E, por conta disso, “não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia”.

Na sequência, a federação informou que o retorno ao trabalho presencial deveria ocorrer apenas quando 70% da população brasileira estiver totalmente imunizada contra a covid-19. Nesse sentido, confira a seguir os horários de cada instituição, de acordo com sua decisão:

  • Santander: retomou o horário das 10h às 16h em 1º de outubro;
  • Caixa: retomará o horário tradicional em 23 de novembro. O banco abre das 10h às 16h na maior parte do país, mas em alguns locais abre às 9h;
  • Itaú: mantém o horário das 9h às 14h, com a 1ª hora reservada a aposentados e pensionistas;
  • Banco do Brasil: continua funcionando das 10h às 14h, abrindo às 9h em algumas praças para o atendimento do grupo de risco da covid-19;
  • Bradesco: mantém o horário das 10h às 14h, abrindo às 9h para o atendimento exclusivo do público prioritário e às 8h em dias de pagamento do INSS.

Por fim, no período da pandemia, vale lembrar que muitos brasileiros acabaram migrando para o uso de canais digitais para a realização de transações bancárias sem sair de casa. Sobre isso, a Febraban afirmou que continua sendo um mecanismo importante para evitar a concentração de pessoas nas agências bancárias.

“O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) está disponível e oferece praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, disse a entidade.

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Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com