Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo adia decisão sobre fonte de recursos do Renda Cidadã, o novo Bolsa Família

Políticos ainda não chegaram a um consenso sobre como o Renda Cidadã será pago.

O senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator da Lei Orçamentária de 2021, adiou para semana que vem a definição da fonte de recursos do Renda Cidadã. Esse é o principal entrave para que a proposta que cria o programa comece a tramitar no Congresso. A ideia é que o programa social substitua o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que será pago até 31 de dezembro. Além de reunir benefícios que já existem, o governo também quer ampliar o valor mensal pago às famílias.

É provável que você também goste:

Cartão BMG passa a funcionar no débito em apps como iFood, Netflix e Uber.

Facebook Pay, WhatsApp Payments e PIX: quais as diferenças e como cada um pode ajudar seu negócio?

Programa Renda Brasil +Crédito está oferecendo R$ 50 mil em empréstimo via WhatsApp?

Bittar quer esperar para definir a fonte de recursos do Renda Cidadã

Diante do impasse sobre a fonte de recursos do Renda Cidadã, Bittar crê que é melhor anunciar algo quando houver um consenso, o que espera nos próximos dias. Ainda conforme o senador, a retomada de conversas entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve facilitar um acordo.

Depois de trocarem farpas, Maia e Guedes selaram a paz na segunda-feira (5) em um jantar na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas.

Por enquanto, o senador garante que a verba do programa não vai estourar o teto de gastos. Além da PEC Emergencial, que cria gatilhos para controlar os gastos públicos, Bittar é o relator do projeto da Lei Orçamentária Anual de 2021 e da proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo.

Histórico da discussão

Durante as discussões da criação do programa, várias ideias para viabilizar o Renda Cidadã causaram atritos entre a classe política e foram descartadas. Nessa lista estão, por exemplo, o uso de verba do Fundeb e de recursos de precatórios.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Arnaldo Jr / Shutterstock