Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fracasso? Aposta do Banco Central, Open Finance não caiu nas graças do povo

Banco Central avança no cenário financeiro com a implementação do sistema Open Finance, apesar da adesão desigual da população. Saiba mais!

Não agradou? Números mostram que a aposta do Banco Central, Open Finance, não caiu nas graças do público brasileiro. Parte da população conhece o sistema, porém a adesão é considerada baixa.

O sistema financeiro aberto permite o compartilhamento das informações dos usuários entre as diferentes instituições financeiras. O que chegou com a proposta de facilidade parece enfrentar a resistência do público que tem optado por não aderir à tecnologia do BC. Continue lendo para entender melhor.

Open Finance definitivamente não é um sucesso 

Pesquisa aponta que quase metade da população brasileira conhece o Open Finance, porém a maioria das pessoas ainda possui receio de dividir seus dados entre os diferentes bancos. De acordo com levantamento feito pelo Consultative Group to Assist the Poor (CGAP), 45,7% dos entrevistados sabem do sistema financeiro aberto, 2,3% conhecem, mas não entendem bem, e 52,1% não sabem o que é.

Veja também: Datas de pagamentos do PIS/Pasep 2022 já foram divulgadas? Confira

A pesquisa revela ainda que a maioria dos brasileiros já ouviu falar sobre o tema, porém somente 10,8% dos entrevistados já aderiram ao sistema. De acordo com dados do comitê de segurança do Open Finance, há hoje no Brasil cerca de 26,94 milhões de consentimentos ativos, número equivalente a 13,3% da população nacional.

Por isso, pode ser difícil responder à pergunta inicial se o Open Finance é de fato um fracasso ou não agradou o público brasileiro. No entanto, os números não mentem, e é possível afirmar que o sistema financeiro aberto certamente não é um sucesso.

Saiba mais sobre a adesão do sistema financeiro 

Para os pesquisadores envolvidos no levantamento, Maria Fernandez Vidal e Ivo Jeník, os números não são baixos. Vidal destaca que, após dois anos de Open Finance, uma pesquisa nacional aponta que quase metade da população conhece o sistema, o que é bastante significativo.

Jeník projeta que em alguns anos o termo Open Finance não será mais o mais importante, mas sua função se tornará comum dentro da estrutura dos serviços financeiros.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com