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Fraude: brasileiro perde R$ 100 mil na Binance com 250 saques em 10 minutos

Segundo a vítima, corretora teria dito que a falha de segurança foi do cliente.

Um brasileiro perdeu R$ 100 mil na Binance após uma possível fraude. O fato ocorreu quando um investidor de criptomoedas não profissional brasileiro foi vítima de algum problema na API da corretora, que processou 250 saques em apenas 10 minutos. De acordo com o investidor, em conversa com o portal Livecoins, ele trabalha com segurança da informação e estranhou ser alvo de um problema que não está entendendo como foi perpetuado. Então, para saber mais, confira a seguir.

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Brasileiro perde R$ 100 mil na Binance

Sendo investidor de Bitcoin desde 2017, o brasileiro alegou que não começou operando pela Binance, mas sim por outra corretora. Contudo, após um amigo lhe apresentar a Binance, que tem mais opções de moedas, ele gradualmente passou todo seu valor para a plataforma. Assim que abriu sua conta, ele afirma que tinha todos os requisitos de segurança habilitados em sua conta e confiava até então na corretora.

Porém, após acompanhar a alta do Bitcoin nos últimos anos e ter decidido investir, agora a vítima está triste com a corretora. “Acordei e vi que minha conta na Binance estava zerada: 250 saques em apenas 10 minutos”, afirmou.

O problema ocorreu em janeiro de 2022, quando, ao acordar, o investidor percebeu que havia recebido vários e-mails. E então viu os saques realizados. Dessa forma, cada mensagem recebida equivalia a um saque diferente em sua conta na Binance. Ao ingressar na plataforma, todo seu saldo havia sido retirado.

Binance alega que problema foi erro de segurança do cliente

Por fim, após o ocorrido, o investidor recorreu então ao suporte para buscar explicações sobre o ocorrido. Sem nunca habilitar uma API em sua conta, ele disse que descobriu pelo chat da corretora que alguém configurou essa ferramenta por um IP dos Estados Unidos. Como trabalha em uma empresa de segurança dos EUA, ele se lembrou que não consegue operar na Binance quando habilita sua VPN para ter um IP daquele país. Portanto, estranhou sobre a possível fraude em sua conta.

“Entrei em contato imediatamente com a Binance que após verificação por parte do suporte fui informado que haviam sido realizado saques através de aplicativo terceiro (API) e que isso foi um erro de segurança meu. Eu não sou desenvolvedor e não solicitei para uso de API, mas segundo a corretora eu criei uma chave API para uso. De toda forma, minha conta foi hackeada, não importa quantos mecanismos de segurança existam, 2, 3, chaves, códigos, a conta foi hackeada e o dinheiro roubado. Isso é um grave problema de segurança, e segundo a Binance não tem como reverter devido o blockchain”, afirmou.

Até o momento, a Binance não se manifestou sobre o assunto.

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Imagem: Nadezda Murmakova / shutterstock.com