Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta terça-feira (28) visa a combater fraudes bancárias e desarticular esquemas de criminosos. Essa ação, que recebeu o nome de “Não Seja um Laranja 3”, também conta com o auxílio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Fraudes bancárias: operação da Polícia Federal ocorre nesta terça-feira em 10 estados
Uma operação da Polícia Federal contra fraudes bancárias cumpre mandados de busca e apreensão em 10 estados nesta terça-feira (28). Confira!
Dessa forma, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em 10 estados brasileiros, tendo como alvo golpistas financeiros. Saiba mais detalhes sobre a ação da polícia a seguir.
Polícia Federal deflagra operação conta fraudes bancárias

Neste primeiro momento, os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pelas Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos. Nos focos de investigação contra fraudes bancárias, estão indivíduos que cederam suas contas bancárias para acobertar movimentações financeira proveniente de golpes.
Com a maior concentração de mandados, a Paraíba conta com seis ações da operação “Não Seja um Laranja 3”. Alagoas, Goiás, Maranhão e Piauí concentram dois mandados cada. Já os estados do Acre, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte têm um mandado em execução cada.
Veja também:
Após sumiço do dinheiro no Bradesco, banco passa por mudanças na área de TI
A Polícia Federal alega que, nos últimos anos, houve um aumento da participação de pessoas físicas nesse tipo de esquema criminoso. Em suma, esses indivíduos “emprestam” suas contas para que possam receber o dinheiro das fraudes bancárias.
Qual o alerta das instituições bancárias diante da situação?
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Diante do alto número de fraudes bancárias eletrônicas, os bancos em geral alertam que fazer empréstimo de contas bancárias para receber dinheiro fraudulento é crime. Além disso, essa prática causa um dano considerável à população.
Por sua vez, os suspeitos identificados na operação da PF poderão responder por diversos crimes se houver condenação, como associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Assim, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão se somadas.
Imagem: Celso Pupo / Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
