Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil já registrou quase 1 milhão de fraudes em cartão de crédito no ano

Brasil já registrou quase 1 milhão de fraudes em cartão de crédito no ano. O uso do cartão de crédito pela internet está cada vez mais popularizado no país. Por isso, o número de fraudes aumentou consideravelmente também.

Brasil já registrou mais de 920 mil fraudes em cartão de crédito no ano

Isso porque só entre janeiro e agosto deste ano, foram detectados 920 mil golpes na internet. Os criminosos, portanto, roubam dados financeiros de consumidores para clonar cartões de crédito, e são 3,6 fraudes por minuto.

Leia mais:

Uber lança sistema de pagamento para carregar por cartão-pré-pago.

Como não cair em golpes de empréstimo pela internet.

Cuidado! Fazer depósito antecipado para pegar empréstimo é golpe!

O levantamento foi realizado pelo laboratório de cibersegurança da Psafe, empresa que coleta e gera dados a partir de uma base de 20 milhões de computadores.

Esses dados começaram a ser coletados a partir de setembro de 2017. Por isso não temos como comparar com anos anteriores, mas especialistas, bancos e a própria polícia reconhece que o número está em franco crescimento.

Além das fraudes na internet, vêm crescendo os golpes em que as vítimas são induzidas pelos criminosos, geralmente por contatos telefônicos, a liberarem seus dados e até mesmo entregarem os seus próprios cartões.

Os criminosos exploram as fragilidades dentro do varejo e do sistema de compra via cartão de crédito no Brasil. Uma das brechas que eles se utilizam é no modelo de autenticação para compras em lojas virtuais. Isso porque geralmente não pede mais do que o código de segurança, prazo de validade, o numero do cartão, o CPF e o nome do comprador.

“Muitos bancos de dados sucumbem facilmente a ataques de hackers e, em alguns casos, contam com a conivência de funcionários, que facilitam o acesso dos estelionatários”, afirma o promotor Frederico Meinberg, do Ministério Público do Distrito Federal. Ele investiga os casos de vazamento de bancos de dados de grandes empresas.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Para assim você acompanhar os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.