golpes de empréstimo

A internet é um mundo onde temos diversas possibilidades: podemos comprar produtos, passagens, pacotes de viagens, ingressos e até mesmo a possibilidade de pedir empréstimo. E realmente nossas vidas com o advento da internet e a tecnologia transformaram o modo de como comercializamos produtos, conseguimos crédito e claro os nossos relacionamentos profissionais e pessoais. No entanto, como sabemos, sempre existem pessoas má intencionadas e que se aproveitam da desinformação de outras pessoas para lucrar em cima e prejudicá-las. Existem diversas formas de golpes para quem está desesperado em conseguir crédito. Os criminosos oferecem empréstimos por telefone, e-mail, panfletos distribuídos na rua, entre outros meios. Logo abaixo você verá como não cair em golpes de empréstimo pela internet.

Os golpes de empréstimo são aplicados pelas quadrilhas oferecendo dinheiro fácil e se utilizando do nome de instituições de crédito de renome no mercado. Isso é para dar mais credibilidade ao suposto empréstimo que na verdade é um golpe.

Leia mais:

Cuidado! Fazer depósito antecipado para pegar empréstimo é golpe!

Por que você não deve pegar empréstimo com agiota.

Empréstimo pessoal online vale a pena?

Embora a internet nos forneças serviços online que facilitam a vida dos consumidores, também há possibilidade das pessoas caírem em golpes que prejudicam e muito à vida financeira de quem já está precisando de empréstimo.

Veja algumas dicas de como não cair nesses golpes de empréstimo pela internet:

1) Não faça pagamentos antecipados

golpes de empréstimo

As instituições financeiras de renome nunca pedem que você faça pagamento antecipado para liberar empréstimo. Até porque essa é uma prática ilegal. E é bem assim que o golpe é feito pela internet. Os criminosos pedem que você faça o pagamento antecipado e ainda solicitam em conta corrente de pessoa física. Tome muito cuidado com isso.

Geralmente, quando você liga para o telefone anunciado, recebe orientação pela empresa fraudulenta de que é preciso fazer um depósito, correspondente a 3,5% a 8% do valor a ser emprestado. Ainda diz que é em conta particular alegando que é para assegurar a liberação do dinheiro. Não é preciso dizer que o dinheiro nunca será colocado em sua conta, não é mesmo? Você nunca irá encontrar os estelionatários.

2) Pesquise sobre a empresa na internet

golpes de empréstimo

Busque o site da instituição financeira que está oferecendo o empréstimo. Procure informações nas rede sociais da empresa, veja as avaliações, comentários e tudo o que é falado a respeito sobre ela. Faça buscas em sites de reclamações como o Reclame Aqui. Se por acaso não houver nenhum tipo de reclamação, é preciso desconfiar da empresa.

Verifique quais são os tipos de reclamações: confira se levantam indícios de golpe ou apenas são relacionadas à operação da empresa.

3) Confirme se a empresa existe

golpes de empréstimo

Informe-se via Banco Central, pelo número 145 ou pelo site, se a empresa possui autorização para realizar os empréstimos. O contrato de empréstimo só pode ser concedido por instituições financeiras que são autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Por isso, é imprescindível confiar apenas em empresas que sejam bancos, financeiras ou representantes oficiais.

Como falamos anteriormente, as redes sociais são um bom indício de que a empresa realmente exista e seja confiável. Procure informações sobre ela para se certificar também.

4) Golpe do empréstimo para negativado

golpes de empréstimo

Uma boa parte das pessoas que querem empréstimo são as negativadas. Elas estarão mais propensas a cair nesses golpes porque passam por problemas financeiros. Então elas desejam acertar a sua situação o mais rapidamente possível. Lembre-se de seguir todas as dicas acima, aí você já estará mais preparado para lidar com uma situação dessas.

Lembre-se de não pagar antecipadamente nada e que isso é uma prática ilegal. Nunca a solução para os seus problemas financeiros vai ser algo tão simples e fácil de fazer. Por isso não caia nesses golpes e não piore ainda mais a sua situação financeira.

5) Verifique se o site possui o certificado de segurança

golpes de empréstimo

Uma das práticas para verificar se o site é fraudulento, é conferir se eles têm o certificado de segurança. Trata-se de um cadeado verde fechado que aparece no endereço do site quando ele é acessado. Uma forma de verificar o certificado é se ele é “https:”. O site terá uma credibilidade maior tendo o certificado porque ele passa por um processo de auditoria e certificação que garante a legalidade.

Conclusão

Tenha sempre cuidado com a internet, verifique se a instituição financeira é confiável e que não esteja passando informações inverídicas para se aproveitar da sua situação. Afinal, se você já está numa situação financeira delicada, não piore o problema. É bom sempre desconfiar e se certificar se realmente é uma empresa séria para não cair em golpes de empréstimo pela internet.

Gostou do artigo? E quer se inteirar ainda mais sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs? Curta a página do Seu Crédito Digital e acompanhe as nossas matérias em nosso site.

Fontes: Estadão, BompraCredito.

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook