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Frente de Apoio afirma que reajuste dos preços da Uber não beneficia motoristas

Na última segunda-feira (14), a Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos (Fanma) enviou um comunicado à imprensa criticando o aumento de 6,5% anunciado pela Uber no último sábado (12) sobre o valor final das viagens pelo aplicativo.

Na manhã desta quarta-feira (16), a redação do Seu Crédito Digital entrou em contato com Paulo Xavier, diretor-presidente da Fanma, que esclareceu as questões abordadas na nota à imprensa. 

O que a Frente de Apoio reivindica para a Uber?

Paulo explicou que, no ano de 2021, a Uber também fez um ajuste tarifário de 9%, mas os ganhos dos motoristas reduziram e o receio é que isso aconteça novamente. Não foi enviada aos motoristas nenhuma informação sobre aumento nos ganhos, logo a única beneficiada com o reajuste seria a própria Uber.

Para o diretor-presidente da Fanma, a empresa precisa divulgar as formas de ganho de uma maneira mais esclarecedora para o motorista, pois a nova metodologia de pagamentos aplicada pela empresa não traz clareza em relação aos lucros com as viagens. Vale ressaltar que desde janeiro de 2021 o motorista parceiro da Uber não recebe mais por quilômetro rodado: atualmente o pagamento é baseado em diversos fatores que alteram a margem de ganhos.

O representante ainda afirmou em nota que “a única responsável por longas esperas, recusas e cancelamentos é a Uber, que detém todas as informações tecnológicas e ‘joga’ com os usuários e motoristas”.

A Frente de Apoio pede para a Uber transparência nos repasses e afirma que, devido a enorme insatisfação dos motoristas parceiros, há movimentos para uma possível paralisação ou manifestação em nível nacional, a fim de serem ouvidos pela empresa.

Segundo Paulo, a Uber se comprometeu em enviar um documento esclarecendo todos os questionamentos da Fanma ainda hoje.

Em nota, a Uber respondeu ao Seu Crédito Digital que em breve “serão investidos cerca de R$ 100 milhões no Brasil nas próximas semanas em iniciativas voltadas ao aumento nos ganhos e redução dos custos dos nossos parceiros, além de um reajuste temporário no preço das viagens’.

“Sobre a nota emitida pela FANMA, vale ressaltar que a implementação do reajuste começou na segunda-feira (14) e foi concluída hoje, conforme explicado em trecho do comunicado ‘[…]haverá um reajuste temporário de 6,5% nos preços, a ser aplicado nas viagens a partir da próxima semana]’.  Portanto essas impressões de motoristas foram registradas durante o andamento do processo de implementação do reajuste, já finalizado”, concluiu a Uber.

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Imagem: Lutsenko_Oleksandr / Shutterstock.com