Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Função pode substituir o cartão de crédito? Saiba mais

Nova função promete substituir o cartão de crédito, você sabe qual é? Clique aqui e descubra agora tudo sobre essa importante novidade!

Uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros atualmente é o cartão de crédito. Porém, outro método que também já faz parte da vida dos cidadãos pode substituir esse serviço. As palavras são do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

As falas do presidente do BC referem-se ao Pix, que terá novas funções em breve. Essas inovações poderão fazer com que os usuários substituam o cartão de crédito por esse sistema de transferências instantâneas. Saiba mais detalhes a seguir.

Pix pode substituir cartão de crédito, segundo o Banco Central

As declarações de Campos Neto aconteceram durante um evento de premiação da Band na última quarta-feira (18). Com isso, as inovações que envolvem o Pix têm a ver com o pagamento programado, que pode substituir o cartão de crédito nesse sentido.

Logo, essa é uma das formas encontradas pela autoridade financeira para conter os juros rotativos dessa modalidade de pagamento. Atualmente, essa taxa está na casa dos 445,7% ao ano e o BC está conduzindo diversos debates nesse sentido.

Sendo assim, o Pix acrescentará ainda mais funções ao que já está disponível hoje. Por exemplo, o pagador já pode agendar um dia para realizar uma transferência. Mas, ainda não é possível escolher um horário, fazendo com que a ação ocorra apenas no início do dia selecionado.

Pessoa utilizando um cartão para pagar algo em uma maquininha, em cima do cartão há um símbolo de 'proibido'.
Imagem: Nattakorn_Maneerat / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Mais informações sobre o Pix

Além do plano de substituir o cartão de crédito, outras novidades em relação ao método de transferência instantânea chegarão aos brasileiros já em 2024. Uma delas é a implementação do débito automático para o pagamento de contas recorrentes.

Veja também:

Black Friday pode mexer muito nas finanças de metade do povo brasileiro; entenda

No evento, Campos Neto também destacou o rápido crescimento do Pix entre os usuários. Em quase três anos da sua chegada, já se atingiu o recorde de cerca de 170 milhões de negócios em um dia. A expectativa, portanto, é que esse volume chegue a um número próximo ao de brasileiros, que é em torno de 200 milhões.

Imagem: Nattakorn_Maneerat / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital