Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Função que muda letras no WhatsApp pode causar prejuízos

Embora pareçam inofensivos, os aplicativos que burlam e “aprimoram” o WhatsApp podem ser muito mais perigosos do que você pensa.

Muitas pessoas que usam o WhatsApp desejavam que o aplicativo de mensagens instantâneas adquirisse outras funções, principalmente de personalização. A partir disso, surgiram os famosos mods (de modificação), que trapaceiam o app, e permitem fazer o que a aplicação original não deixa. Entretanto, o app pode trazer grandes prejuízos aos usuários. Entenda a seguir.

Função que muda letras no WhatsApp pode causar prejuízos?

Sim. Exemplo disso, é o YoWhatsApp, o qual possibilita coisas como alterar a fonte do WhatsApp e login e senha para conversas em especial. Entretanto, a Kaspery, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, notou que quando a pessoa baixa a versão mod, o usuário instala o cavalo de troia Tríada em seu dispositivo.

Ao todo, o sistema já fez mais de 3,6 mil vítimas em todo o mundo, nos últimos dois meses. E o Brasil é o 2º país mais atacado – são mais de 400 notificações. Para utilizar o YoWhatsApp, os usuários devem entrar na conta do app legítimo.

Entretanto, junto aos novos recursos, o Tríada também é instalado. E então, depois de infectar o celular, os criminosos executam o malware no dispositivo, bem como controlam a conta do indivíduo no app oficial do WhatsApp. A partir disso, eles conseguem roubar logins e tirar dinheiro das pessoas, bem como fazer assinaturas pagas que os usuários nem sabem que existem.

Ademais, a disseminação do mod é realizada de forma planejada pelos criminosos, usando propagandas em outros apps para distribuir a ameaça. Um dos famosos softwares usado para a campanha é o Android Snaptube, que é um app usado para baixar vídeos do YouTube, Facebook e Instagram.

Por fim, Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, explica:

“A publicidade em aplicativos legítimos é uma forma extremamente inteligente para os criminosos espalharem apps maliciosos, pois muitos acreditam que, se o aplicativo que estão usando é seguro, os anúncios que aparecem ali também não acarretam nenhum risco. Porém, como podemos ver, nem sempre é esse o caso. Assim, recomendamos que as pessoas baixem aplicativos somente de lojas oficiais. Nem sempre eles terão o mesmo número de recursos personalizados, mas com certeza serão muito mais seguros para você, reduzindo ao mínimo a possibilidade de perder sua conta ou seu dinheiro”.

Imagem: Ink Drop / shutterstock.com