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Fundadores de Ifood e Zé Delivery lançam solução para mercadinhos de bairro e arrecadam R$ 53 milhões

Diego Libanio e Guilherme Bonifácio, fundadores do Ifood e Zé Delivery, criaram em 2019 o Mercê do Bairro, um marketplace que reúne as principais mercearias e supermercados e gerencia as compras e entregas.

A startup acaba de levantar R$ 53 milhões em uma rodada Série A, liderada pela Flourish Ventures e GFC, com participação de MAYA, SV Latam, Quartz, Picus, Domo, Alexia Ventures e Prana.

Após experiência de sucesso nos dois empreendimentos no ramo de alimentação, Diego e Guilherme decidiram embarcar em um novo desafio no Brasil, mas muito conhecido em outros países como a China, o varejo integrado, que se baseia em integrar toda a cadeia em um sistema tecnológico.

De maneira mais clara, podemos exemplificar dizendo que é a substituição da planilha de controle do estoque por um sistema que conecta pequenos mercados a fornecedores de todo tipo e auxilia toda a gestão de compra e venda. Uma vitrine como funciona com Ifood e Zé Delivery, voltado a produtos distintos.

O aplicativo Mercê do Bairro é focado em empreendimentos menores, que tenham de um a quatro caixas. A estimativa é que no Brasil tenham em média 400 mil estabelecimentos que se encaixam no requisito.

Libiano, explicou que “É um público enorme e mal atendido. Esses empreendedores não têm acesso a ferramentas de gestão, vendas e crédito, e não contam com poder de barganha para negociar preços e serviços. Além de não terem capital de giro, nem todo fornecedor vende para eles, pois muitos são informais ou não compram as quantidades mínimas exigidas pelos distribuidores”.

Na prática, os comerciantes fazem o pedido pelo aplicativo, que gera a compra coletiva por atacado, garantido ao empreendedor um preço mais acessível. O serviço oferecido pela startup é completo, também faz o elo com parceiros de abastecimento, distribuidores e fabricantes com logística de entrega, monitora preços garantindo sempre o melhor custo benefício e auxilia o empreendedor no acesso a crédito. 

O crédito pode ser concedido de duas formas: Na primeira o estabelecimento tem de 7 a 28 dias para fazer o pagamento, no outro o aplicativo busca formas de empréstimo para os comerciantes.

“Queremos que os mercados de bairro possam usufruir dos mesmos benefícios daqueles que fazem parte de grandes redes, tornando-os, assim, mais competitivos.”, completou Diego Libanio.

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