Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ganhou dinheiro no OnlyFans? Veja como declarar no Imposto de Renda

Plataformas como OnlyFans reúnem diferentes públicos, com pessoas que conseguem fazer um bom dinheiro que precisam declarar no IR.

A produção de conteúdos digitais ganhou um novo formato de destaque recentemente. Com todas as pessoas conectadas, a modalidade “venda de conteúdos adultos” está em evidência e vem se tornando cada vez mais conhecida.

Plataformas como OnlyFans reúnem diferentes públicos; pessoas que buscam vender conteúdos e outras que desejam consumir esses produtos. Se você ganhou dinheiro no OnlyFans, veja como declarar no Imposto de Renda.

O que é OnlyFans?

Aos que não conhecem, o OnlyFans é uma plataforma de mídia social paga que permite aos criadores de conteúdo monetizar seu conteúdo através de assinaturas mensais de seus seguidores. 

Nela, os criadores de conteúdo podem postar fotos, vídeos e outros conteúdos exclusivos para seus assinantes, que pagam uma taxa mensal para acessar esse conteúdo. Também há a possibilidade de cobrar por conteúdos específicos. 

Embora a proposta seja para todo tipo de conteúdo, o que mais se destaca é a venda de conteúdos adultos, possuindo tanto atrizes de filmes pornográficos de todo o mundo quanto atrizes e influenciadores, que, não necessariamente, vendem conteúdos menos explícitos.

Como declarar o Imposto de Renda?

Caso a pessoa se enquadre no grupo que deve fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), uma das considerações é ter faturado, pelo menos, R$ 28.559,70 no último ano.

Sobre o pagamento, pode ser mensalmente pelo carnê-leão web em caso de serem do exterior. Este é o caso do OnlyFans, que paga a todos que utilizam a plataforma aqui no Brasil também em dólar. A pessoa pode fazer a declaração como pessoa física ou abrir um CNPJ, algo que irá variar o cálculo dos juros que irá receber.

Após verificar os ganhos, convertendo os dólares para real, é obrigatório apontar que o recebimento veio do exterior. Isso serve para não ser enquadrado no crime de lavagem de dinheiro ou receptação de dinheiro do exterior não declarado. 

A Receita Federal oferece duas formas de declaração: por meio do Programa IRPF (para quem tem um computador), ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda” (para quem tem um smartphone – Android e iOS). A escolha dependerá da sua preferência.

Imagem: Inked Pixels / Shutterstock – Edição: SeuCréditoDigital