Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe da dívida falsa pode te deixar no prejuízo: entenda como essa fraude funciona

O golpe da dívida falsa está fazendo cada vez mais vítimas no Brasil. Saiba como ele funciona e o que fazer para evitá-lo!

As fraudes financeiras estão cada vez mais frequentes no país. Sendo assim, uma das modalidades praticadas pelos criminosos atualmente é o golpe da dívida falsa, que pode deixar muitas vítimas no prejuízo.

Dessa forma, há a promessa de soluções enganosas para que as pessoas possam quitar as suas dívidas com condições especiais. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento dessa fraude na sequência.

Golpe da dívida promete quitação de débitos

Homem encapuzado de costas, na frente de um computador.
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Com esse golpe, o criminoso se utiliza da vulnerabilidade financeira das pessoas endividadas. Dessa forma, ele se passa por um representante de uma instituição financeira ou de um órgão público e afirma que existe um débito em atraso que pode ser renegociado em condições bem vantajosas.

Veja também:

Quais são as consequências de apresentar um atestado falsificado?

Há a promessa de prazos mais longos para o pagamento e taxas de juros mais baixas, como estratégia para enganar essas pessoas, em especial aquelas que desejam regularizar suas situações financeiras ou não ter o nome negativado. A abordagem é geralmente feita por telefone, e-mail ou redes sociais.

Como evitar esse tipo de situação?

Apesar do aumento na sofisticação dos mecanismos utilizados pelos criminosos, existem ações preventivas eficazes. Entre elas, é preciso ter cautela ao receber ofertas muito tentadoras e não fornecer dados pessoais nem por telefone, nem via redes sociais.

Ainda, recomenda-se fazer as consultas devidas sobre a existência do débito e denunciar ao órgão competente qualquer suspeita de fraude.

Caí no golpe, o que fazer?

Caso você tenha caído no golpe da dívida falsa, é preciso informar as autoridades sobre o ocorrido. Dessa forma, dirija-se a uma delegacia e preste um boletim de ocorrência. Ainda, troque as senhas e as informações de segurança de dispositivos, aplicativos bancários e cartões.

Por fim, procure a ajuda de um profissional, como um advogado, para conseguir dimensionar quais serão os próximos passos a tomar.

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com