Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe da renda extra: entenda o que é e como se proteger

Febraban alerta sobre o novo ‘golpe da renda extra’, que tem atingido brasileiros que buscam trabalho online. Saiba como se proteger!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem alertado sobre um novo golpe no Brasil que tem atingido principalmente aqueles que buscam uma renda extra. Esse golpe, conhecido como “golpe da tarefa” ou “golpe da renda extra”, vem sendo aplicado por meio de aplicativos de mensagens.

Nele, criminosos atraem as vítimas oferecendo a oportunidade de ganhar dinheiro fácil realizando tarefas simples na internet. Confira mais detalhes sobre o assunto a seguir e veja como se proteger!

Como funciona o golpe da renda extra?

Pessoa digitando em um teclado de computador. Em cima, um sinal de alerta em vermelho.
Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O criminoso se apresenta no aplicativo de mensagens como funcionário de uma empresa de marketing digital que busca pessoas interessadas em trabalhar de maneira online, alegando que o trabalho é realizar tarefas simples como curtir fotos, seguir contas empresariais ou fazer comentários nas redes sociais.

Segundo eles, isso serviria para ajudar comerciantes a melhorarem a visibilidade e a exposição de seus produtos na internet. Dessa forma, os fraudadores oferecem ganhos que podem variar de R$ 100 a R$ 1.500 por dia.

Armadilha dos golpistas

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, alerta para a evolução do golpe. Os criminosos incluem a vítima em um grupo de mensagens e inicialmente fazem depósitos em dinheiro na conta da pessoa para ganhar confiança.

Porém, logo solicitam que a vítima pague para participar de uma tarefa, alegando que o valor será recuperado no mesmo dia, e assim o golpe se concretiza. Após o pagamento por parte do usuário, ele sofre bloqueio e é banido do grupo. Em seguida, os golpistas desaparecem.

Evitando cair no golpe

Além de alertar para a existência do golpe, a Febraban reforça a importância de desconfiar de propostas de trabalho que exigem pagamento prévio e prometem vantagens exageradas. Nunca se deve depositar dinheiro em contas desconhecidas para garantir oportunidades ou negócios.

No entanto, se alguém cair no golpe da renda extra, a indicação é que notifique imediatamente seu banco para que medidas de segurança adicionais sejam adotadas, como o bloqueio do aplicativo e a alteração de senha.

Veja também:

Veja se você está na lista de idosos que têm acesso ao BPC e também descontos em carros

Também deve-se registrar um boletim de ocorrência, pois quanto mais rápida for a comunicação, maior a possibilidade de recuperação do valor junto a outros bancos.

Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital