Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe da tarefa e renda extra: recursos do C6 Bank podem te ajudar a identificar

Saiba como reconhecer e se proteger do golpe da tarefa ou renda extra com os recursos oferecidos pelo C6 Bank!

Com o avanço da tecnologia e o aumento das oportunidades de trabalho remoto, surgem também golpes cada vez mais sofisticados. Entre eles, está o conhecido “golpe da tarefa” ou oferta de “renda extra”.

Entender como identificar essas armadilhas é essencial para proteger suas finanças e sua segurança pessoal. Por isso, o C6 Bank oferece recursos aos clientes para que eles evitem cair neste tipo de fraude. Saiba mais na sequência!

O que é o golpe da tarefa?

Pessoa digitando em um teclado de computador. Em cima, um sinal de alerta em vermelho.
Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O golpe da tarefa é uma estratégia de fraude em que os criminosos atraem indivíduos com a promessa de ganhos financeiros fáceis e rápidos, apenas realizando tarefas simples online. A sedução por dinheiro rápido, especialmente em uma era na qual o desemprego prevalece, forma o cenário perfeito para esse tipo de fraude.

Identificar um golpe de renda extra pode ser desafiador, mas há sinais claros que devem acender o alerta. Promessas de grandes quantias de dinheiro por mínima carga de trabalho, a falta de clareza sobre a entidade que oferece o trabalho, ou a exigência de pagamentos antecipados, são bandeiras vermelhas que exigem atenção. Aliás, a abordagem comum nos golpes acontece da seguinte forma:

  • Publicidade excessivamente atrativa e pouco clara;
  • Pedidos de dinheiro adiantado para ‘liberar’ ou ‘garantir’ a tarefa; e
  • Ausência de contrato ou qualquer formalização do acordo.

Ainda, as consequências podem ser devastadoras. Além do óbvio dano financeiro, as vítimas podem ter dados pessoais roubados, enfrentar problemas legais por envolvimento, ainda que involuntário, em esquemas ilegais e até problemas emocionais gerados pela situação de fraude.

Veja também:

Ainda não declarou o Imposto de Renda? Este comunicado pode te ajudar

Medidas protetivas: como se resguardar?

Dito isso, instituições como o C6 Bank frequentemente realizam campanhas de conscientização, além de disponibilizar recursos que fortalecem a segurança dos usuários:

  • Biometria facial e outros métodos de autenticação avançados;
  • Dicas de segurança regularmente atualizadas em seus canais; e
  • Sistemas de alerta para operações suspeitas.

Adicionalmente, é recomendável sempre verificar a credibilidade das empresas que oferecem oportunidades de ganho online e nunca proceder com nenhum pagamento antecipado sem a segurança de um contrato devidamente legitimado.

Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital