Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: golpe da troca de cartões de crédito é um dos mais comuns no Carnaval

Em época de Carnaval, grandes aglomerações pelas ruas facilitam a ação de criminosos. Um dos golpes mais comuns nessa época do ano é a troca de cartões de crédito, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Saiba como acontece esse golpe, e como se prevenir.

É provável que você também goste:

Dá pra pagar boleto e fazer TEDs no Nubank e fintechs no Carnaval?

Não sacou o PIS/PASEP? Último lote sai após o Carnaval com valor do salario minimo 2020

Fique atento: saiba como é aplicado o golpe contra os aposentados do INSS pelo telefone

Como acontece o golpe da troca de cartões de crédito?

Basicamente, o golpista se passa por um vendedor ambulante ou taxista mal intencionado e entrega a maquininha para que o cliente digite a senha do cartão. O criminoso presta atenção na senha que está sendo digitada ou desvia a atenção do cliente para que digite a senha no campo destinado ao valor da compra.

Logo em seguida, o golpista se aproveita de um momento de distração do comprador e troca o cartão, devolvendo um outro muito parecido. Com isso, o criminoso está com o cartão de crédito e a senha correspondente da vítima. No calor do momento de folia do Carnaval, e em meio às multidões, a vítima nunca mais alcançará o criminoso.

Como evitar cair no golpe?

É necessário manter atenção redobrada ao realizar compras, independentemente do local. Quando for digitar a sua senha, cubra as teclas com a sua mão e não deixe que ninguém observe a digitação e confira se aparecem apenas asteriscos no campo de senha. Caso contrário, apague os dígitos e peça para que o vendedor refaça a operação novamente.

Além disso, é imprescindível jamais tirar os olhos do seu cartão de crédito ou de débito, e sempre confira quando o mesmo for devolvido.

Caí no golpe, e agora?

Se você caiu no golpe, é preciso ligar imediatamente para a central de atendimento do banco ou emissor de cartão de crédito e solicitar o seu cancelamento. É recomendável que você faça um boletim de ocorrência o mais rapidamente possível.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: EugeneEdge via shutterstock