Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do boleto: Nubank, Itaú e outros bancos são notificados pelo Procon

As instituições tem até 72h, a partir do dia 8 de setembro, para dar uma resposta.

0

Os criminosos cada vez mais têm se mostrado muito criativos na hora de aplicar golpes financeiros. Um dos golpes que sem dúvida mais tem feito vítimas no Brasil nos últimos tempos é o golpe do boleto, que inclusive já foi tema de várias matérias no nosso site. No novo “golpe do boleto”, os bandidos falsificam formas de pagamentos (como boletos, por exemplo), com o intuito de roubar dinheiro da vítima. Em geral, o falso boleto costuma ser enviado por SMS, e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp. Na maioria das vezes, o golpista tem acesso aos dados da vítima por meio de algum vazamento de dados, algo que se tornou muito comum no Brasil.

Inter x Itaú: quem oferece a melhor tag de pedágio?

Sendo assim, como forma de alertar bancos e instituições financeiras sobre esse tipo de crime, o Procon-SP decidiu notificar empresas como o Itaú, Nubank, Banco do Brasil (BB), Banco Pan e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com o Procon-SP, os bancos, fintechs e associações financeiras devem ser mais claros quanto aos mecanismos de segurança disponíveis; afinal assim o cliente pode desconfiar se um boleto é mesmo verdadeiro. Além disso, o Procon também quer saber quais medidas as empresas estão criando para evitar o novo golpe do boleto. Devido ao feriado da Independência do Brasil (dia 7 de setembro), o Procon-SP deu um prazo de 72 horas, após o dia 8, para que as empresas financeiras enviem uma resposta.

Seja membro

Dicas para você evitar cair no novo golpe do boleto

Em primeiro lugar, desconfie sempre ao receber o seu boleto por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se for necessário, vá diretamente no aplicativo do seu cartão de crédito, por exemplo, e veja se a fatura corresponde a recebida. O mais seguro é sempre conferir por meio do canal oficial para evitar cair no golpe do boleto.

Em muitos casos, os boletos falsos apresentam erros de português, problemas de formatação e não contém os dados completos do beneficiário. Sendo assim, você deve sempre verificar se o nome do beneficiário, o CNPJ e a data de vencimento correspondem ao boleto. Caso você note qualquer problema, entre em contato imediatamente com a empresa emissora e avise sobre a situação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.