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Golpe do boleto: Nubank, Itaú e outros bancos são notificados pelo Procon

As instituições tem até 72h, a partir do dia 8 de setembro, para dar uma resposta.

Os criminosos cada vez mais têm se mostrado muito criativos na hora de aplicar golpes financeiros. Um dos golpes que sem dúvida mais tem feito vítimas no Brasil nos últimos tempos é o golpe do boleto, que inclusive já foi tema de várias matérias no nosso site. No novo “golpe do boleto”, os bandidos falsificam formas de pagamentos (como boletos, por exemplo), com o intuito de roubar dinheiro da vítima. Em geral, o falso boleto costuma ser enviado por SMS, e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp. Na maioria das vezes, o golpista tem acesso aos dados da vítima por meio de algum vazamento de dados, algo que se tornou muito comum no Brasil.

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Sendo assim, como forma de alertar bancos e instituições financeiras sobre esse tipo de crime, o Procon-SP decidiu notificar empresas como o Itaú, Nubank, Banco do Brasil (BB), Banco Pan e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com o Procon-SP, os bancos, fintechs e associações financeiras devem ser mais claros quanto aos mecanismos de segurança disponíveis; afinal assim o cliente pode desconfiar se um boleto é mesmo verdadeiro. Além disso, o Procon também quer saber quais medidas as empresas estão criando para evitar o novo golpe do boleto. Devido ao feriado da Independência do Brasil (dia 7 de setembro), o Procon-SP deu um prazo de 72 horas, após o dia 8, para que as empresas financeiras enviem uma resposta.

Dicas para você evitar cair no novo golpe do boleto

Em primeiro lugar, desconfie sempre ao receber o seu boleto por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se for necessário, vá diretamente no aplicativo do seu cartão de crédito, por exemplo, e veja se a fatura corresponde a recebida. O mais seguro é sempre conferir por meio do canal oficial para evitar cair no golpe do boleto.

Em muitos casos, os boletos falsos apresentam erros de português, problemas de formatação e não contém os dados completos do beneficiário. Sendo assim, você deve sempre verificar se o nome do beneficiário, o CNPJ e a data de vencimento correspondem ao boleto. Caso você note qualquer problema, entre em contato imediatamente com a empresa emissora e avise sobre a situação.

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Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com