Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: em novo golpe, entregadores filmam número do cartão de crédito

Novo golpe viralizou em redes sociais e teria ocorrido em São Paulo

0

Entre os muitos golpes aplicados ultimamente, um dos mais comuns é o golpe do entregador, ou do motoboy. Especialmente no uso de aplicativos de delivery no Brasil, como iFood e Rappi. Recentemente, a internet vislumbrou mais uma dessas fraudes: no novo golpe, os entregadores filmam o número do cartão de crédito da vítima.

O caso teria ocorrido em São Paulo, quando um colaborador, prestando serviços para uma plataforma não identificada, filmou o número e detalhes do cartão de crédito de uma cliente no momento em que esta realizava o pagamento do pedido. Então, para saber mais sobre esse novo tipo de golpe financeiro e como se proteger, confira a seguir!

Cuidado: em novo golpe, entregadores filmam número do cartão de crédito

Dessa forma, em vídeo que viralizou na internet (e teria sido vazado do celular do próprio autor do crime), o golpista apoia seu celular com a câmera ligada em cima de sua maleta, pega o cartão da vítima e faz movimentos que mostram que gravava não apenas o número, mas também a data de validade do documento e o código de verificação (CVV).

Seja membro

Além disso, para que a cliente não desconfiasse de nada, o entregador puxou conversa durante todo o golpe. Desse modo, ele distraia a vítima, afirmando estar tentando conseguir sinal de internet em sua maquininha para realizar a cobrança.

Enfim, após garantir a gravação, o entregador se oferece para iluminar o teclado da maquininha com a lanterna de seu celular, para que a vítima pudesse digitar a senha. Assim, ele consegue, também, essa informação.

De acordo com matéria veiculada pela Band, que teria conseguido entrar em contato com a vítima, a pessoa só foi descobrir que havia caído no golpe três dias depois. Foi um de seus familiares que teria identificado três compras no valor total de R$ 133. Segundo alerta feito pelo Procon-MS, as fraudes em aplicativos de delivery aumentaram em 149% durante a pandemia. Principalmente porque esse tipo de serviço passou a ser muito utilizado.

Por fim, entre as dicas para se proteger desse tipo de golpe, a primeira é não efetuar pagamentos em maquininhas que não permitam conferir o valor cobrado. Ademais, sempre que possível, faça pagamentos utilizando o recurso contactless (por aproximação, via NFC). Ao digitar sua senha, prefira deixar a maquinha em suas mãos, de forma que não seja possível visualizá-la.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.