Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idoso é vítima de golpe financeiro e perde R$ 63 mil em economias

Vítima teria sido informada de suposto caso de cartão bloqueado

Um idoso de 69 anos foi vítima de um estelionato e perdeu R$ 63 mil em mais um golpe financeiro. A informação foi veiculada pelo portal G1. De acordo com a notícia, o caso ocorreu em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, e o valor perdido seria o correspondente às economias que o idoso fez ao longo de toda a vida. Ele usaria o dinheiro para pagar sua casa própria. Veja mais a seguir.

Idoso é vítima de golpe financeiro e perde R$ 63 mil em economias

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, o golpe ocorreu do seguinte modo: o idoso recebeu uma ligação de uma mulher, que alegou trabalhar no setor de segurança de um banco. Assim, durante a chamada, ela afirmou que o cartão da vítima havia sido clonado, e que, naquele momento, eram registradas compras em uma loja de Santos, cidade localizada perto de Praia Grande.

Em seguida, a mulher perguntou ao idoso se, devido a essa situação, ele gostaria de bloquear o cartão. De acordo com o relato da vítima, ela também disse que ele deveria ligar para o telefone que consta atrás do cartão, mas, em seguida, mudou a versão, e disse que iria transferir a ligação. Por fim, quando outra mulher o atendeu, orientou o senhor a cortar os cartões ao meio e escrever uma carta informando a senha. E ele seguiu as instruções.

Então, depois de algum tempo, um homem apareceu na casa do idoso, e ele entregou o envelope com as informações solicitadas. Pouco depois, decidiu ligar para o banco, momento em que descobriu que foi vítima de uma fraude, e que o prejuízo foi de R$ 63 mil, ou seja, todo o valor de suas economias no banco.

Fique atento: boas práticas para não cair em um golpe financeiro

Apesar de essa situação ser um pouco fora do comum, ela não é rara. Um golpe financeiro como esse pode acontecer todos os dias, em especial com pessoas idosas. E, com a chegada de sistemas de pagamentos como o Pix e bancos digitais, acaba sendo ainda mais fácil para criminosos tirarem o dinheiro das pessoas através de diversas estratégias diferentes.

Portanto, é preciso estar atento a ligações estranhas e que peçam dados pessoais e bancários, bem como jamais entregar seu cartão (mesmo cortado ao meio) a qualquer pessoa. Mesmo que esta alegue trabalhar para o seu banco. Também desconfie de e-mails, SMS e mensagens no WhatsApp que peçam para que você clique em links suspeitos. E, em caso de dúvidas, sempre entre em contato com os canais oficiais do seu banco antes de realizar qualquer transação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: SpeedKingz / shutterstock.com