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Golpe pode deixar clientes do Nubank em apuros; entenda como funciona

Fique atento às fraudes: clique neste artigo e confira como funciona essa nova modalidade de golpe do Nubank!

Recentemente, tem se observado um aumento na busca pelas palavras “golpe Nubank” e “Nubank liga para confirmar compra” no Google Trends. Com um aumento de 70% e 50% respectivamente nos últimos 30 dias, essa tendência sinaliza um crescimento considerável de tentativas de fraude associadas à fintech.

Existem vários métodos utilizados para aplicar esses golpes. Fraudes por e-mail, central telefônica falsa e mensagens SMS são os mais comuns. Os criminosos se passam por representantes da Nubank para enganar as vítimas e obter informações pessoais.

Esses cibercriminosos são capazes de enviar e-mails convincentes, que parecem ser verdadeiros, além de criar centrais telefônicas falsas que simulam ser do atendimento ao cliente do Nubank e, assim, aplicar um golpe. Continue lendo para saber mais informações.

Golpe do Nubank: a central telefônica e o SMS

Mão segurando celular com aplicativo da Nubank abrindo na tela inicial.
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

No golpe via SMS, a vítima recebe uma mensagem de texto alertando sobre uma suposta compra que está aguardando aprovação. A mensagem inclui um número de telefone para a vítima ligar caso não reconheça a compra. Assim, ao ligar, a vítima é orientada a fornecer informações, como o número e código de segurança do cartão Nubank, que permitem aos fraudadores comprem e apliquem o golpe.

Além disso, os criminosos também podem contatar a vítima por telefone, informando sobre uma suposta compra ou transferência suspeita. Atuando como se fossem funcionários do Nubank, os golpistas solicitam à vítima que baixe um aplicativo ou programa que permitirá acesso remoto ao smartphone, comprometendo assim a segurança de contas bancárias pessoais.

Por fim, temos também os e-mails falsos, que também são chamados de phishing. A fraude consiste em manipular e induzir a vítima a clicar em links ou arquivos maliciosos. Isso faz com que as suas informações pessoais fiquem vulneráveis.

Saiba como se proteger

Para se proteger contra essas práticas fraudulentas, é importante não fornecer informações pessoais por telefone, por e-mail ou através de mensagens de texto. Sempre desconfie de qualquer comunicação que solicite essas informações.

Além disso, é importante lembrar que as instituições financeiras raramente, se é que alguma vez, solicitarão que você baixe um aplicativo ou programa para resolver um problema. No caso de cair no golpe, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o atendimento ao cliente do Nubank. Ademais, é recomendado o registro de um boletim de ocorrência.

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É importante lembrar que a melhor maneira de se proteger contra fraudes é permanecer vigilante e sempre questionar qualquer comunicação inesperada ou solicitação de informações pessoais.

Imagem: rafapress / shutterstock.com