Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes com ofertas falsas de emprego causam prejuízos; saiba como evitar

Proteja-se de golpes com ofertas de emprego ao identificar como esse crime funciona e seguindo as dicas apresentadas!

Pessoas de vários países da América Latina, incluindo o Brasil, relatam o recebimento de golpes com ofertas de emprego por meio do WhatsApp. As mensagens normalmente são enviadas por números desconhecidos localizados fora do país de origem do usuário, como China. 

Dessa forma, saiba mais informações sobre como funciona esse oferecimento e como evitar essa situação para não sofrer prejuízos financeiros. Continue a leitura!

Golpes com ofertas de emprego são frequentes no WhatsApp

Mulher com expressão de desconfiança ao visualizar a tela do notebook, dando a entender que recebeu uma proposta de emprego falsa
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Segundo as declarações dos usuários, as mensagens com golpes geralmente oferecem emprego com uma tarefa simples, como curtidor de vídeos, em troca de um pagamento em dinheiro. Para realizar este trabalho, os usuários são redirecionados para uma plataforma supostamente localizada na cidade de Wuhan, na China.

No Brasil, por exemplo, os golpistas utilizam diferentes estratégias, incluindo a oferta de empregos em empresas conhecidas com salários bastante atraentes.

Veja também:

Recesso remunerado para estagiário: saiba tudo sobre seu funcionamento

O objetivo dessas ações fraudulentas é adquirir o máximo de informações sobre o indivíduo, para fins de roubo de identidade ou vendê-las a empresas que usam metadados para fins de publicidade ou marketing.

Como prevenir essa situação?

Para prevenir possíveis golpes com ofertas de emprego, é importante adotar algumas medidas de segurança. Confira quais são elas:

  1. Mantenha os aplicativos atualizados com as versões mais recentes, já que estes podem incluir novas configurações de segurança;
  2. Não responda a números desconhecidos;
  3. Empresas sérias não entram em contato por WhatsApp para oferecer vagas de emprego. Em caso de dúvidas, contate a empresa diretamente;
  4. Ative a verificação em duas etapas para sua conta do WhatsApp para evitar violação de privacidade;
  5. Não compartilhe informações sensíveis, como dados bancários e documentos pessoais, em chats;
  6. Se você foi vítima de roubo de informações, é aconselhável ir à polícia e registrar um boletim de ocorrência.

Dessa forma, ser cauteloso com as informações que compartilhamos no ambiente digital é menos um conselho e mais uma necessidade nos dias atuais. Assim, é possível reduzir o risco de sofrer golpes com ofertas de empregos falsos e ter prejuízos.

Imagem: fizkes / shutterstock.com