Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes do Pix: quando o banco é obrigado a devolver o dinheiro?

Já caiu em algum dos golpes do Pix? Entenda quando o banco deve devolver seu dinheiro e quais medidas tomar.

Infelizmente, os golpes do Pix vem fazendo parte da rotina de quem utiliza o sistema de pagamentos instantâneo. Estas ações criminosas acabam causando muita dor de cabeça aos usuários, fazendo com que eles percam quantias consideráveis.

São diversas ações em que os criminosos enganam as vítimas. Sites falsos de lojas conhecidas, links espiões que roubam dados, com chamadas que ganham a atenção, como promoções falsas, clonagem do WhatsApp, são alguns exemplos.

Saiba em que há algumas maneiras em alguns destes casos que a vítima consegue o dinheiro de volta. Porém, não é bom contar com a sorte e a melhor maneira é sempre estar atento, evitando as fraudes.

Quando há devolução do dinheiro nos golpes do Pix?

Em alguns casos de golpes do Pix, o banco é obrigado a devolver o dinheiro. O Banco Central explica que existe o chamado bloqueio cautelar. Funciona da seguinte maneira: a instituição financeira, ao identificar uma transação fora do comum, bloqueia o envio.

O banco tem 72 horas para analisar a movimentação. Se for constatado algum dos golpes do Pix, ele faz a devolução para o remetente do dinheiro.

Agora, se foi o usuário que percebeu que caiu em algum golpe, a primeira ação é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Com o boletim, é também necessário entrar em contato com a instituição financeira imediatamente e solicitar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esta ferramenta foi criada recentemente pelo Banco Central para auxiliar estas vítimas.

Como solicitar o reembolso?

A solicitação pode ser feita de maneira física, nas agências, onde os funcionários poderão prestar auxílio ou ainda de forma online, pelos canais de comunicação. Com isso, é preciso ter paciência, já que toda a análise poderá durar sete dias. Mas, se constatado o crime, o usuário terá seu dinheiro recuperado dos golpes do Pix.

Porém, estas medidas não podem ser tomadas quando o pix é realizado por engano. Por exemplo, quando o pagador digitou a chave incorreta. Por isso, sempre cheque os dados antes de finalizar as transações.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock