Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas não param e tentam mil golpes por hora no Brasil

O número de golpes financeiros na internet nos sete primeiros meses deste ano quase dobrou na comparação com o mesmo período de 2021

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O número de golpes financeiros na internet nos sete primeiros meses deste ano quase dobrou na comparação com o mesmo período de 2021. Dessa forma, de janeiro a julho foram mais de 5 milhões de tentativas de crimes, contra 2,5 milhões registrados em 2021. O que corresponde a um aumento de 97%. Apenas em julho, foram 1,3 milhões de tentativas dos golpistas.

Os dados foram levantados pela empresa de cibersegurança PSafe. Estes golpes são os chamados phishings, um tipo de ciberataque onde os criminosos se passam por alguém ou uma instituição conhecida, como um banco ou uma marca famosa, com o intuito de ter acesso a dados confidenciais das pessoas, como dados bancários e senhas.

Prejuízos

Portanto, quem preenche o cadastro falso, precisa ficar atento a qualquer movimentação estranha no dispositivo ou utilizando seu nome nos meses seguintes.

Se formos comparar, mês a mês, com o ano de 2021, o aumento é alarmante. Tendo como base o mês mais recente, julho, quando bloqueamos mais de 1.3 milhões de golpes, registramos um aumento de 600% em relação ao ano passado, quando foram bloqueadas pouco mais de 187 mil no mesmo período”, analisa o CEO da PSafe, Marco DeMello.

De acordo com a empresa, a maioria das tentativas de golpe são voltadas a consumidores comuns. Porém, empresas também podem ter prejuízos milionários caso sejam vítimas.

“Vamos pensar em um caso que costuma acontecer, inclusive já recebemos aqui, que é o departamento financeiro recebendo um e-mail falso, que pode ser um malware, phishing, boleto falso ou até mesmo um QR Code falso. A mensagem é sempre alarmante e imediatista: realização de pagamento urgente, para que a empresa não seja incluída em um cadastro negativo ou não pague uma conta em atraso”, explica DeMello.

“E-mails como esse são disparados aos milhares por segundo, então a probabilidade de fazer todos os dias novas vítimas é muito alta, principalmente porque muitos desses golpes são direcionados e personalizados”, acrescenta.

Dicas de como se proteger

Em síntese, especialistas indicam que o principal cuidado para não cair nos golpes é desconfiar de qualquer oferta ou promoção on-line que ofereça uma grande vantagem. Especialmente as que pedem dados pessoais para que seja concedido um prêmio.

Se a mensagem vier com um link, é possível utilizar o verificador de URLs do dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe. E assim, saber se o site é legítimo ou não.

Ademais, ainda é recomendado usar uma ferramenta que monitore o aparelho, que bloqueie e alerte sobre links perigosos recebidos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.