Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google anuncia exclusão de contas do Gmail e do Google Fotos

Google anuncia exclusão de contas no Gmail e Google Fotos. Leia agora para evitar perda de informações importantes.

A evolução constante das políticas das gigantes da Big Tech, como o Google, destaca a dinâmica incessante da era digital. Recentemente, o Google anunciou que começará a excluir contas do Gmail e Google Fotos consideradas inativas. Essa exclusão visa a remoção de quase todo o conteúdo possível, desde mensagens do Gmail até arquivos do Google Docs. A mudança começa a partir de 1º de dezembro.

Os usuários receberam notificações por meio de e-mails de alerta da empresa em julho de 2023, informando sobre a mudança. Nos e-mails, o Google afirmava que qualquer conta considerada inativa receberá “vários e-mails de lembrete” para promover a conscientização, em vez de surpresas. O Google também prestou o cuidado de notificar qualquer endereço de recuperação registrado.

Como o Google define uma conta inativa?

Conforme as diretrizes estabelecidas pelo Google, uma conta pessoal é considerada inativa após dois anos sem registro de login. Porém, para ter certeza que o conteúdo está seguro, recomenda-se manter interações regulares com os aplicativos do Google.

Atividades como enviar ou ler e-mails no Gmail, armazenar arquivos no Google Drive, baixar aplicativos na Play Store, adicionar fotos ao Google Fotos e realizar pesquisas contribuem para indicar ao Google que a conta está ativa.

Veja também:

Brasileiros colocaram MUITO dinheiro no bolso com resgates de poupança

Além disso, essas interações regulares servem como medida preventiva, assegurando que a conta permaneça segura e evitando a inatividade que poderia resultar no bloqueio ou exclusão de dados.

Motivos da exclusão

Em maio de 2023, Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, declarou o motivo da exclusão dessas contas: segurança. Assim, contas inativas por um longo período são vulneráveis, pois, provavelmente, não passaram por verificações de segurança recentes ou habilitaram a autenticação em duas etapas.

A análise interna revelou que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que contas ativas de terem a autenticação em duas etapas configurada, conforme revelado por Kricheli.

Na visão do Google, invasores criminosos veem uma conta comprometida como uma recompensa, pois permite acesso a mensagens de e-mail e documentos que podem ser empregados para redefinir senhas, roubar identidades e facilitar várias atividades criminosas.

Imagem: N.Z.Photography/shutterstock.com