Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo antecipa pagamento do 13º salário do INSS, mas 6 milhões ficam fora!

Entenda a antecipação do governo para o pagamento do 13º salário do INSS para beneficiários e quem são os 6 milhões que ficarão de fora!

Em uma ação que promete trazer um respiro financeiro a milhões de brasileiros, o governo anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Trata-se, portanto, de um gesto importante de suporte econômico, especialmente considerando os desafios financeiros enfrentados por muitos em meio à atual situação econômica do país. Continue a leitura para mais informações!

6 milhões de brasileiros não receberão a antecipação do 13º salário pelo governo

Celular com o aplicativo do INSS aberto, ao lado de uma nota de R$ 100,00
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

O benefício, tradicionalmente pago pelo governo no final do ano, terá seu pagamento em duas etapas durante os meses de abril e maio, impactando diretamente a vida de aproximadamente 33 milhões de beneficiários. Este grupo inclui aposentados, pensionistas, segurados e dependentes da Previdência Social que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

No entanto, apesar da abrangência desta medida, calcula-se que perto de 6 milhões de beneficiários do INSS não terão acesso à antecipação do 13º salário.

Entre eles estão os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aqueles que não cumpriram o tempo mínimo de recebimento do benefício previdenciário. A situação acende um alerta para que todos os beneficiários se mantenham informados sobre seus direitos e o calendário de pagamento elaborado pelo governo.

Entenda o calendário de pagamento

Para quem recebe até um salário mínimo, as datas de pagamento das duas parcelas variam de acordo com o número final do benefício. As datas estendem-se de 24 de abril até 7 de junho.

Já para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, as datas de pagamento da primeira e segunda parcelas do 13º estão definidas para ocorrer entre os dias 2 de maio e 7 de junho.

Veja também:

Megafeirão Serasa e Desenrola vai até o dia 20 de maio; corre para limpar seu nome!

Por fim, além de beneficiar diretamente milhões de aposentados e pensionistas, essa antecipação do 13º salário do INSS pelo governo promete também injetar uma quantia significativa na economia, movimentando o comércio e serviços em um momento crucial de recuperação econômica do país. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com